terça-feira, 8 de abril de 2014

Novo livro sobre história e funcionamento do Bitcoin chega ao Brasil

 

Autor defende em livro a ideia de que pagamentos baseados em registros de transações tem potencial revolucionário, sobretudo em países emergentes.

O Bitcoin tem ganhado espaço nas economias e nos debates das mais diferentes áreas por abranger um sistema que envolve uma tecnologia considerada por muitos revolucionária.

"Trata-se de um meio de pagamento baseado em registros de transações, e essa tecnologia que o sustenta tem um potencial revolucionário, principalmente entre os países emergentes", diz o economista Fernando Ulrich, conselheiro do Instituto Mises Brasil e um estudioso das teorias monetárias, especializado na Escola Austríaca de Economia.

Foi justamente dos debates sobre o dinheiro em tempos de Internet que surgiu o título que Ulrich lança neste mês: "Bitcoin – a Moeda na Era Digital". O objetivo do livro é proporcionar um melhor entendimento não apenas do dinheiro virtual em si, mas também da própria noção de moeda.

bitcoin-livro

Para isso, o autor explica o funcionamento e a história do surgimento do Bitcoin e se dedica à análise do fenômeno à luz de teorias monetárias de Carl Menger, Ludwig von Mises, F.A. Hayek e Murray Rothbard, rebatendo as principais críticas contra o Bitcoin e aportando, no decorrer da obra, as próprias contribuições a essas teorias e os desafios que se apresentam à moeda virtual.

O Bitcoin é uma forma de dinheiro, assim como o real, dólar ou euro, com a diferença de ser puramente digital e não ser emitido por nenhum governo. Uma independência que, segundo seus defensores, pode evitar crises como as de 2008 nos Estados Unidos.

O seu valor é determinado livremente pelos indivíduos no mercado, escreve Ulrich. "É um caminho sem volta e será tão revolucionário quanto à Internet e o e-mail", compara. "O que o e-mail fez com a informação, o Bitcoin fará com o dinheiro."

O livro já está à venda nas melhores livrarias do País pelo preço de R$ 19,90 (brochura) e R$ 26 (encadernado).

Crônica de morte anunciada- Hoje é o último dia do Windows XP - IDG Now! 2014-04-08 09-42-50

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.