ELDORADO DO SUL (RS) - A confluência infeliz da desaceleração da economia e da consolidação de aparelhos concorrentes deve desferir um golpe no principal mercado da americana Dell no País: a venda de PCs (desktops e notebooks). Segundo a consultoria IDC, a previsão é que as vendas de PCs tenham uma queda de 25% no País neste ano. Os primeiros resultados negativos já começaram a aparecer: só no primeiro semestre, a categoria teve uma retração de 28% nas vendas.
Segundo o analista Pedro Hagge, da IDC Brasil, a própria maturidade do mercado de PCs ajuda a explicar essa retração. À medida que já conquistou o computador, o consumidor tende a buscar outros produtos. Segundo a mais recente Pnad, pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 46% dos lares brasileiros já têm computador. O especialista diz que a presença dos tablets é bem menor, de cerca de 12%. Ou seja: essa segunda categoria tem bem mais espaço para se expandir.
O texto acima é uma parte de um artigo sobre a queda de vendas de PC’s no Brasil, e que segundo o IBGE, mais de 46% dos lares brasileiros já tem computador.
Mas há que se ressaltar que essa percentagem cai bastante no que se refere aos que usam um computador devidamente. Ter um computador em casa não significa que uma família ou pessoa o use de maneira adequada, o que acontece práticamente no mundo todo, e bem mais nos países emergentes.