terça-feira, 8 de abril de 2014

Hands on: Windows 8.1 Update traz melhorias para quem usa mouse e teclado

 

Anunciada nesta semana, atualização do sistema traz de volta alguns recursos que os usuários de desktop estavam pedindo desde 2012.

Apesar de a Microsoft ter lançado o Windows 8 para impulsionar a indústria de PCs em direção a um novo paradigma de computação sensível ao toque, uma nova atualização do Windows 8.1 é uma ótima notícia para os usuários que ainda preferem a boa e velha dupla “mouse e teclado”.

Anunciado oficialmente nesta semana, o Windows 8.1 Update, como é conhecido, pode não trazer o peso dramático do lançamento do Windows 8.1 no ano passado. Mas isso não é dizer que ele não seja significativo. Os usuários vão baixar essa nova versão por meio de um Windows Update, disponível a partir de 8 de abril, segundo a Microsoft – nada pela Windows Store. Uma atualização separada estará disponível para o Windows RT.

O desafio da Microsoft tem sido “empurrar” os usuários para um novo cenário baseado em telas touchscreen, por meio do Windows 8. Infelizmente, a realidade é que a maioria das pessoas que possuem um computador com Windows usam um mouse e um teclado. Mesmo com o número de computadores habilitados ao toque tendo crescido, o total ainda representa cerca de 40% dos PCs nas lojas, segundo Chaitanya Sareen, manager principal da equipe Windows Core User Experience.

“Quando você experimenta o Windows em um tablet puro, sem mouse e teclado, nossa satisfação está altíssima”, afirmou o executivo. “Mas quando você adiciona um mouse e um teclado, isso leva para a equação algumas décadas de memória muscular e expectativas. E esse update é realmente direcionado por causa dessas décadas de memória muscular e expectativas, para levar as pessoas mais para perto de toda a novidade que adicionamos no Windows 8.”

windows81update01.png

Novos toques deixam Windows mais refinado

O que há de novo? Para quem não sabe, o Update pode sentir quando não há uma tela touchscreen presente e fazer o boot para um desktop por padrão. Você também vai encontrar apps do Windows 8 Metro que podem ser “pregados” no desktop, assim como outras pequenas novidades, como barras de títulos que ficam em volta dos apps Metro, tornando-os facilmente descartáveis. Também temos um novo botão de ligar e novos símbolos de busca na página principal Start.

A Microsoft enviou para a PC World nos EUA uma cópia “oficial” do update antes do evento de anúncio nesta semana. No total, todos os pacotes de atualização tinham pouco menos de 800MB e exigiram cerca de 10 minutos para instalação, com quatro reinicializações.

windows81update05.jpg

Basicamente, o Windows agora sabe em qual ambiente você está trabalhando, e fornece um toque complementar. Durante o processo de instalação, por exemplo, o sistema começou a reinicializar diretamente para o desktop em que estava trabalhando, em vez da página Start. E tentei por várias abrir o Internet Explorer no modo Modern (também conhecido como Metro) enquanto meu notebook estava na minha mesa – mas sem sucesso. (E também não consegui quando meu Lenovo Twist estava configurado no modo tablet, o que pode ser um problema para algumas pessoas.)

Isso deve fazer os usuários de desktops se sentirem melhores: as fotos abertas no ambiente desktop usam o Windows Photo Viewer em vez do app Metro Photos. O mesmo vale para os vídeos no desktop – eles são reproduzidos pelo Windows Media Player.

Como já falamos anteriormente, o Windows 8.1 Update inclui também adições sutis como uma opção para dividir o uso do disco no Metro, e uma opção para reconfigurar a lista Apps para que ela mostre mais itens.

windows81update03.png

Mas também há algumas surpresas mais sutis. Segundo Sareen, as novas imagens do update do Windows 8.1 podem ter até 60% do tamanho do Windows 8.1. A Microsoft fez essas mudanças para resolver o que ela chamada de aparelhos “1-16” – máquina com 1GB de RAM e um SSD relativamente pequeno de 16GB.

“Estamos animados. Ele ‘destrava’ um novo conjunto inteiro de aparelhos, uma nova base de preços, e um novo grupo de consumidores”, disse Sareen.

Enquanto isso pode acelerar a adoção em grandes empresas, e ajudar companhias como a HP que montam milhões de PCs, também pode permitir que fabricantes forneçam opções de armazenamento que podem ser configuradas pelos usuários nos seus aparelhos. A Microsoft também descobriu uma maneira de “suspender” os aplicativos nessas máquina 1-16, em vez de matar e reiniciá-los quando necessário. No geral, a fabricante implementou cerca de 200 otimizações de desempenho na atualização – e durante algumas horas de uso para esse hands-on, a nova versão pareceu bem rápida.

windows81update04.png

A Microsoft também disse que a versão do Internet Explorer para Windows “quebrou” a compatibilidade para apps de uso interno em empresas, um erro que o update corrige.

Por que agora?

Mas então por que essas mudanças não foram implementadas no Windows 8 original? Por que levou um ano e meio para a empresa corrigir os erros de desktop? “Não há nada como aprender com um lançamento; nada como lançar um produto, e então ver todas essas pessoas e suas reçaões”, afirmou Sareen.

Até o momento, não encontrei uma novidade que não tenha gostado. Tudo – desde os menus contextuais acionados por um clique direito nos ícones da página Start até os rótulos “Novo” que acompanham os novos aplicativos – parece um passo à frente. Não, você não pode cortar totalmente o menu Iniciar do Windows 8. Mas neste ponto, não é isso que deve acontecer.

“A verdade é que nós testamos muita coisa ( no lançamento inicial em 2012). Estou feliz por termos feito essas coisas. E estou feliz por estar em uma empresa que consegue reagir tão rapidamente como estamos fazendo”, afirma Sareen.

 

Crônica de morte anunciada- Hoje é o último dia do Windows XP - IDG Now! 2014-04-08 09-42-50

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.