sábado, 29 de agosto de 2015

20 passeios em São Paulo que vão te dar vontade de sair de casa agora mesmo

 

A segunda parte do post 30 lugares deslumbrantes em São Paulo que vão fazer você se sentir um turista

publicado 18 de abril de 2015, 12:14 p.m.

Iran Giusti

Iran Giusti

Equipe BuzzFeed, Brasil

 

1. Templo Zu Lai

Pedro Sebástian/ Instagram: @perosebastian_/

Pedro Sebástian/ Instagram: @p/0Qj8q-sJvn/?taken-by=perosebastian_

Camila Fass/ Instagram: @p/1b1zzOhglY/

Meire Kimura/ Instagram: @p/1a3gROQ1CU/

O Templo Zu Lai é um templo do Monastério Fo Guang Shan do Budismo Maaiana, que prega que a natureza búdica está ao alcance de todos. Além do espaço de contemplação, o templo tem ainda atividades educativas e culturais. Localizado em Cotia, o templo é aberto a visitação de terça à sexta-feira, das 12h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h. Para saber como chegar, clique aqui. Importante também ver as regras de conduta para entrada no local. Mais informações aqui.

2. Museu da Língua Portuguesa

Victor Moura / Instagram: @p/ykWSE7×9ol/

Daay / Instagram: @p/yfT5Vtlsn_/

Paula Cristina Chaves/ Instagram: @p/xzNVljiMIC/

Josafá Gouveia / Instagram: @p/yaT1XkLvJr/

Um dos mais modernos museus da cidade, o Museu da Língua Portuguesa conta com um acervo tecnológico de ponta, além de exposições temporárias de encher os olhos. De quebra, fica no prédio da icônica Estação da Luz, no centro de São Paulo. Mais informações aqui.

3. Parque da Água Branca

Dafne Jones / Instagram: @p/1ZD4TaHUzY/

Débora Eisele Barberis / Instagram: @p/1S0Vt2gLcw/

Thâmara Andrade / Instagram: @p/1gKRUsGNwJ/

RitaCalegari / Instagram: @p/0xlGvHTbYm/

Um pedaço do interior no meio da cidade, o Parque da Água Branca funciona diariamente, das 6h às 22h, e conta com animais soltos pelo espaço, aquário, haras, além de brinquedoteca, espaço de leitura infantil e o Mugeo, um museu de geologia. Charme a parte é o espaço para piquenique que lota aos finais de semana. Mais informações aqui.

4. Theatro Municipal

Carlos/ Instagram: @p/1PLNOKCu6m/

Fernanda/ Instagram: @p/zxiwbmIAoV/

Carolina Maimeri Miele / Instagram: @p/ydAuAvPC7c/

São Paulo SP4YOU/ Instagram: @p/xhI6z7OAO6/

Com o financiamento dos barões do café, o Theatro Municipal de São Paulo foi projetado pelos arquitetos Ramos de Azevedo, Cláudio Rossi e Domiziano Rossi em 1903 e inaugurado em 12 de Setembro de 1911. Depois de uma restauração recente o espaço voltou a receber uma intensa programação . Uma boa opção é fazer a visitação guiada ou em grupo (também em inglês). De quebra você pode fazer uma bela refeição no restaurante do espaço. Saiba mais aqui.

5. Pateo do Collegio.

Matheus Vidal/ Instagram: @p/1Gg1kFqlVl/

Maria Clara/ Instagram: @p/03IrTUD7WN/

Hudson/ Instagram: @p/1PR_P1iWKg/

Renato Fraccari/ Instagram: @p/1f6w0nQBzA/

O marco zero da cidade é velho conhecido do paulistano, agora o que poucos sabem é que o pateo do abriga, além da igreja, o Museu Anchieta, o Museus de Arte Sacra dos Jesuítas, a Biblioteca Padre Antonio Vieira e o excelente café do pateo, com ótimas opções de pratos e lanches. Veja programação completa aqui.

6. Galeria Vermelho

Victor Biagioni/ Instagram: @p/1dn_y0rWej/

Leandro/ Instagram: @p/03d65XHvjm/

Frank Exposito/ Instagram: @p/1Ws8MGk9Wu/

Art Forum/ Instagram: @p/1WWaxXNrOC/

A Galeria Vermelho é uma das mais bacanas da cidade. Concebida por Eliana Finkelstein e Eduardo Brandão, que reconfiguram e restauraram três pequenas casas em uma vila no Higienópolis, foi desenvolvida pelos arquitetos Paulo Mendes da Rocha e José Armênio de Brito Cruz. Conheça mais aqui.

7. Solo Sagrado de Guarapiranga.

Jade Windsor/ Instagram: @p/1eEOSwi026/

Mariana/ Instagram: @p/1YmZkZL6kh/

Bianca Marreiro/ Instagram: @p/1WWQ8gMkXQ/

Erick Rosseto/Instagram: @p/1MeAplkeVD/

Mokiti Okada, também conhecido como Meishu-Sama, criou em 1945 no Japão a construção de protótipos do Paraíso Terrestre, chamados de Solos Sagrados. A ideia era deixar para a humanidade a base para a construção de um Mundo Ideal. Por aqui esse protótipo do paraíso foi construído à margem da represa de Guarapiranga, em uma área de 327.500 metros. Além de espaço de contemplação, o Solo Sagrado de Guarapiranga conta com eventos e atividades culturais. Para saber mais clique aqui.

8. Pinacoteca do Estado.

Nati Marinho / Instagram: @p/1j63n9R05B/?taken-by=nati_marinho

Caroline Vargas / Instagram: @p/1lFRScoEV_/?taken-by=carolevargas

Caetano Sevilla / Instagram: @p/1ZcQUzlsSM/

Aline França / Aline França

A Pinacoteca é pop e tem recebido algumas das maiores exposições da cidade, o que pouca gente dá atenção é ao seu extenso acervo permanente nos andares superiores e charmosíssimo Café Flor, que funciona como restaurante durante o almoço. Saiba maisaqui.

9. Cidade Universitária - USP

Fernanda Sidia - Instagram: @p/1f07lzK1ai/

Daniel Spindola/ Instagram: @p/1b_l_wmcAG/

Bruna Thalenberg/ Instagram: @bthalenberg/

Paola Urgiles Verdugo / Instagram: @p/05S8qqwSLc/

Construída na década de 60, a Cidade Universitária da USP abriga os edifícios de aula, campos de moradia, centro de práticas esportivas, museus e uma extensa área verdade que fez com que o local se tornasse um polo para quem gosta de andar de bicicleta. Vale a visita com muita disposição. Saiba mais aqui.

10. Sesc Belenzinho

marcoankosquiSeguir/ Instagram: @p/1d37wKM4GI/

Felipe de Alencar/ Instagram: @p/1Y3W6_ssE2/

Nathalia / Instagram: @p/0scsdeRrg0/

Apferrara/ Instagram: @p/1dnZxWxXBj/

Inaugurado em 2010, o SESC Belenzinho é um dos mais modernos da rede. Com uma programação intensa que vai de cursos à oficinas, peças de teatro, atividade esportivas, dificilmente você vai chegar a unidade e não ter o que fazer. Confira mais aqui.

11. Galeria Emma Thomas

Kika Simonsen/ Instagram: @p/00dvUtMdpm/

Mari Lana / Instagram: @p/1EJC-nwx-e/

Kika Simon/ Instagram: @p/0qckn6sdi9/

Ju Freire/ Instagram: @p/1aunTHntOB/

Localizada na Rua Estados Unidos, no Jardins, a galeria fundada em 2006 é conhecida por trabalhar com novos artistas. Com um perfil moderno e jovem, foge do perfil clássico de galerias do país. Confira mais aqui.

12. Parque das Corujas

instagram.com

Dani Motta/ Instagram: @p/xkJMK8KSxV/

Dani Motta/ Instagram: @p/uyrqioqS2D/

instagram.com

O Parque das Corujas é uma espécie de parque linear que conecta as ruas Natingui, Beatriz e Pascoal Vita ao longo do Córrego das Corujas, na Vila Madalena. Sua estrutura básica foi feita pela prefeitura, graças ao cuidados dos moradores que criaram hortas comunitárias e intervenções artísticas no espaço. Confira aqui.

13. Cinemateca Brasileira

Olle/ Instagram: @p/1lBZpnuswH/

Luisa Calandra/ Instagram: @p/1jXphTFT4J/

Barbara Giacomet de Aguiar/ Instagram: @p/1gvX5lBVrI/

Mayara Altomari/ Instagram: @p/0nHLqrFo7c/

A Cinemateca Brasileira surgiu a partir da criação do Clube de Cinema de São Paulo, em 1940 por estudantes do curso de Filosofia da USP. Em 1992 mudou para um antigo Matadouro Municipal próximo ao Parque Ibirapuera. Além do rico acervo e diversos festivais de cinema e exposições, os edifícios históricos, inaugurados no século XIX, foram tombados pelo Condephaat e são de encher os olhos. Veja mais aqui.

14. Instituto Butantan

Erika Yumi/ Instagram: @p/1Y9KVjD_WA/

Rafael Platero/ Instagram: @p/1ZNyDHoaNG/

Michele Gonzaga/ Instagram: @p/1BrrxJITPm/

Vini Correa/ Instagram: @p/08qS15CMSX/

​O Instituto Butantan é o principal produtor de imunobiológicos do Brasil e além de desenvolver projetos de pesquisas mantém quatro museus: o Museu Biológico, Museu Histórico, Museu de Microbiologia e o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas. Vale um dia todo de visita. Saiba mais aqui.

15. Galpão Fortes Vilaça

Gabirante/ Instagram: @p/1WKvTeI4la/

Roberta Carvalho/ Instagram: @p/0yoJkbLkte/

archdaily.com.br

17903_100320_031D.jpg?1398635079">img2.adsttc.com

A galeria Forte Vilaça, na Vila Madalena é uma das mais importantes do país, mas quem enche os olhos mesmo é seu galpão no bairro da Barra Funda. Inaugurada em 2008, o galpão conta com um vão livre de 1.500 m², e muitas exposições além de depósito de obras acessíveis ao público. Com uma estrutura de painéis móveis que são alterados por cada artista a visita ao local acaba sempre sendo uma novidade. Saiba mais aqui.

16. Red Bull Station

Rodrigo Cunha/ Instagram: @p/1gv5Ylj2dk/

instagram.com

Luisa Andres/ Instagram: @p/0fj1QeDeqZ/

Melina Castanhel/ Instagram: @p/z7rPi7pEwk/

Inaugurado em 2013 no centro de São Paulo, o Red Bull Station talvez seja um dos espaços mais efervescentes da cidade. São cinco andares de muita informação e novos artistas. O espaço conta ainda com um estúdio de música e um terraço de tirar o folego. saiba mais aqui.

17. Casa de Francisca

instagram.com

instagram.com

Carolina Martins/ Instagram: @p/yvMaUHHn3n/

brasileiros.com.br

Considerada da menor casa de shows de São Paulo, a Casa de Francisca é uma pérola no meio da cidade. Localizada no Jardins, a casa funciona ainda como um restaurante. Programação de qualidade e muito charme. Veja mais aqui.

18. Pavilhão das Culturas Brasileiras

Renata Junq Azevedo/ Instagram: @p/1d4A7LiJrS/

instagram.com

instagram.com

instagram.com

O Pavilhão das Culturas Brasileiras foi por muitos anos a sede da PRODAM, o setor de TI da prefeitura. Desde a mudança do orgão, o espaço localizado no Parque Ibirapuera vem recebendo eventos e exposições de grande porte. Vale acompanhar a programaçãoaqui.

19. Casa Guilherme de Almeida

São Paulo Antiga/ Instagram: @p/1dIQYMxbZV/

Marina Piantino/ Instagram: @p/0n6UaVl44i/

Carmen Negrão/ Instagram: @p/x9IaP4Lxkt/

Roberto Fialho/ Instagram: @p/wwQe6bG9hA/

Inaugurado em março de 1979, o museu-casa foi instalado na residência onde viveu o poeta Guilherme de Almeida. Além do acervo de objetos que pertenceram a um dos mentores do movimento modernista brasileiro, o espaço conta ainda com uma coleção de obras de arte (gravuras, desenhos, esculturas, pinturas), de nomes como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Veja mais aqui.

20. Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil

Eduardo Santana/ Instagram: @p/cPYCXoAUn1/

Uedna Lopes/ Instagram: @p/Pp2GjTqZhG/

Larissa Monteiro/ Instagram: @p/b_r-2MIqyL/

Ju Lima/ Instagram: @p/Y7oKEWqnit/

O Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil possui um acervo de mais de 97.000 itens pertencentes aos imigrantes japoneses, como documentos, fotos, jornais, quadros, alem dos kimonos. Localizado no bairro da Liberdade, ocupa o 7°, 8° e o 9° andares do prédio da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social. Um ótimo passeio para quem quer algo além da Feira da Liberdade. Saiba mais aqui.

 

http://www.buzzfeed.com/irangiusti/20-passeios-em-sao-paulo-que-vao-te-dar-vontade-de-sair-de-c#.ijOEjN47z