Todos os “electronic devices” e me refiro aos pertencentes à comunicações, (smartphones) aos wearables como os smartwatches, aos computadores portáteis, ao computadores de mesa, como deve ser e tem sido ao longo dos tempos, desde o início, e isso acontece com todos os tipos de aparelhos, tem-se buscado cada vez mais acrescentar todos os tipos de inovações, que pela lógica de mercado nesse campo, o escopo é atrair cada vez mais consumidores, ávidos de novidades tecnológicas.
Creio que os smartphones lideram como dispositivos pessoais que são inseparáveis de seus donos porque interagem o tempo todo com eles. E há um detalhe interessante à respeito deles. No início serviam apenas para conversas e mensagens de texto, mas suas funcionalidades foram aos pouco aumentando, e quando entrou o controle por toque virou febre de consumo. Os de primeira linha contam com práticamente tudo, desde GPS, Internet, e também câmeras de alta resolução que muitas vezes são até mais avançadas que cãmeras digitais tradicionais, e tudo o mais que possa ser acrescentado servindo como verdadeiras secretárias eletrônicas. A concorrência está acirradíssima, e quanto mais funções, mais destaque recebem, e consequentemente mais vendem.
Os computadores desktops estão se tornando uma peça só, ou seja, monitor integrado aos hardwares na parte traseira, teclado, mouse por toque, com placas-mãe avançadíssimas, processadores da família multinúcleos e multi-threadings, A tecnologia Sata III, memória DDR3, HDD de alta velocidade, USB 3.0, já começam a ficar para trás dando lugar à mais velocidade, mais memória, etc. Eu me lembro que meu primeiro PC tinha 512 MB de memória, e este que monteir na parede, DD3 3 suporta até 32 GB, e tudo isso também está presente em outros tipos de computadores como notebooks, tablets e laptops.
Os notebooks parecem que cederam terreno aos tablets e laptops, por serem menores e de mais fácil transporte, e ficam cada vez mais atraentes e possantes.
Creio que os Smartwatches deverão apresentar grandes avanços daqui para a frente porque eles tem uma características que os outros não tem. A portabilidade, no punho. Com uma telinha aumentada até ao máximo, podem servir para várias funções além do relógio e cronômetro básicos. Principalmetne servirão para monitoramente de funções vitais, podem também atuar como cell phones e GPS.
Outro aparelho eletrônico que está cada vez mais introduzindo novas funcionalidades, e cuja tendência sstá voltada para uso comercial (e pessoal numa escala menor,) é o 3D printer, que tem uma potencialidade fantástica.
Outra grande novidade, já não é tão novidade assim, mas que deverá se tornar muito popular mesmo, são os óculos que foram lançados pelo Google, e que já está atraindo concorrentes, porque como os smartwatches, eles são wearables, e portanto de muito fácil portabilidade. O Google Glass saiu na frente e deverá dominar o mercado, mas além da Toshiba, creio que outros fabricantes entrarão na briga. (Eu tenho a impressão que as duas hastes do óculos deveriam ser aproveitadas, mesmo por uma questão de estética, de simetria, e de aumento das funcionalidades também.
Cãmeras digitais deverão se fundir com fimadoras. e apresntarem recuros avançadíssimos.
Outros tipos de aparelhos eletrõnicos que não foram descritos aqui deverão apresentarem também mais e mais funcionalidades. O mercado de eletrônicos no mundo todo está se tornando gigantesco. Isso é bom para a economia mundial, para as exportações/importações. e para os mercados internos.
José S. de Melo