quarta-feira, 30 de julho de 2014

O meu ponto de vista

Eu excluí 3 postagens sobre a lógica do futebol, especialmente em se tratando de Copas do Mundo. Na verdade, lógica sobre qualquer tema é considerada sob um ponto de vista pessoal, ou seja, cada um tem uma "logicidade" própria.
No meu ponto de vista, e tratando-se de futebol e de Copa do Mundo, que é o evento mais importante e aguardado a cada 4 anos, existem apenas 3 resultaldos possíveis : vitória, empate e derrota.
Se uma seleção apresenta no decorrer do campeonato, resultados positivos e uniformes até o final, pode-se dizer que esta seleção mereceu realmente o título de campeã mundial.
Foram feitos exames anti-doping em cada jogador depois de cada partida?
O Brasil, de fato, estava irreconhecível e vários motivos podem ser considerados.
Mas não foi um vexame. Caso contrário, teremos que considerar também um vexame várias equipes de renome, inclusive uma tetra-campeã terem sido eliminadas.
Existem componentes psicológicos durante uma partida que pesam muito, como foi a agressão proposital sobre Neymar Jr. O jogador que o atingiu poderia ter optado por várias outras posições de sua perna direita ao subir, numa fração de segundo.
Alguém que lhe perguntou sobre isso, evidentemente não poderia esperar uma resposta como esta: Sim, eu o atingi de propósito.
De qualquer maneira, com Neymar Jr, teríamos perdido também, talvez por uma diferença menor.  Mas, reafirmo que tanto faz 10x0 como 1x0. Os dois resultados representam vitória para um e derrota para o outro. O que marcou 10 gols deverá manter esse rítmo depois, caso contrário não provará uniformidade, competência, habilidade, disciplina, etc. Nesse caso, não existe vexame, vergonha, etc. Existe um resultado final, e isso é tudo. Os entremeios são meros "acidentes de percurso".