sábado, 19 de abril de 2014

Facebook traz de volta polêmica função que mostra localização de amigos

 

O Facebook anunciou o lançamento de "Nearby Friends", nesta quinta-feira (17), uma nova função para indicar quais amigos da rede social estão próximos de você. O recurso será opcional, podendo ser ligado e desligado quando o usuário desejar, e começará a funcionar nos Estados Unidos, em dispositivos Android e iOS. No entanto, o que pouco tem sido comentado é que a aplicação não é uma proposta tão recente assim, e teria sido inclusive alvo de polêmicas no passado.

Ops! Esqueceu o Facebook aberto em outro PC? Saiba como fazer log out remoto

Facebook lança Nearby Friends, mas recurso não é tão novo assim. (Foto: Divulgação/ Facebook)

Facebook lança Nearby Friends, mas recurso não é tão novo assim. (Foto: Divulgação/ Facebook)

Em 2012, a rede social anunciou um recurso chamado "Find Friends", algo que pode ser traduzido como "Encontre amigos". Como pode ser visto nesta matéria do TechTudo, a função usava o GPS do smartphone para indicar uma lista de contatos que estivessem próximos naquele momento. A aplicação chegou a funcionar em dispositivos Android e iOS, mas logo foi retirada do ar.

Layout do aplicativo

Layout do aplicativo "Find Friends" (Foto: Reprodução)

O motivo da retirada foi a polêmica que se criou ao redor do "Find Friends", quando o CEO da empresa "FindThem", Charles Sankowich, foi à imprensa denunciar que a rede social de Zuckerberg estaria copiando um produto criado por sua companhia. O CEO afirmou que não desistiria da ideia de entrar com uma ação contra o Facebook por “roubo de marca registrada”.

O que você achou da mudança de layout do Facebook? Comente no Fórum do TechTudo!

Sankowich, de fato, acionou a justiça para tomar providências com relação ao possível plágio, e, dias após a chegada de "Find Friends" no aplicativo móvel do Facebook, a função foi desativada. À época, a assessoria da rede social de Mark Zuckerberg decidiu não comentar a decisão, mas, em um comunicado anterior, a empresa afirmou que aquela “não era uma liberação formal do recurso, e sim alguns engenheiros testando o novo produto”.

Nova cara do aplicativo de geolocalização de amigos, agora chamado Nearby Friends (Foto: Divulgação/ Facebook)

Interface do aplicativo de geolocalização de amigos do Facebook, Nearby Friends (Foto: Divulgação/ Facebook)

Dois anos após toda a polêmica, o Facebook vem a público relançar com nome novo, e layout bem melhorado, a mesma função de geolocalização de amigos no smartphone. O recurso ainda não tem data para chegar ao Brasil, mas usuários dos Estados Unidos já poderão usufruir da aplicação nas próximas semanas.

 

Facebook traz de volta polêmica função que mostra localização de amigos - Notícias - TechTudo 2014-04-19 19-10-03

Como sincronizar serviços Google no Windows 8

 

O Windows 8 oferece diversas funcionalidades para deixar o uso mais prático. Inclusive os serviços do Google podem ser sincronizados no sistema operacional da Microsoft, como sua conta de e-mail, Calendário e contatos. Está meio perdido sobre como fazer isso? Então aprenda nesse tutorial do TechTudo como configurar sua conta do Google no computador com o novo sistema operacional.

Veja como instalar a atualização Windows 8.1 Update no computador

Para sincronizar e-mails e contatos do Gmail, será necessário remover as contas existentes do Google e reconectá-las ao sistema. Se o usuário tem mais de uma conta no serviço de correio eletrônico, é importante observar que só é possível acessar os contatos de uma delas no computador com Windows.

Para sincronizar seus e-mails da Conta Google

Passo 1. Na tela Iniciar, toque ou clique no ícone do programa Mail;

Abrindo o programa Mail (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Abrindo o programa Mail no Windows 8 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Depois de abrir o programa, aponte o mouse para o canto superior direito da tela e quando a barra lateral aparecer, clique na opção “Configurações”;

Acessando as configurações do Mail (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Acessando as configurações do Mail no Windows 8 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Quando aparecer a barra de “Configurações”, clique na opção Contas”;

Acessando a configuração das contas do Mail (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Acessando a configuração das contas do Mail no Windows 8 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Em “Contas”, clique no item “Adicionar uma conta”;

Iniciando a criação de uma conta no Mail do Windows 8  (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Iniciando a criação de uma conta no Mail do Windows 8 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Na próxima tela, selecione a opção “Google”;

Selecionando a opção para usar uma conta do Google (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Selecionando a opção para usar uma conta do Google (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Preencha os dados da conta Google e clique no botão “Fazer login”;

Faça login na sua conta do Google (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Faça login na sua conta do Google (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Se estiver usando a verificação em duas etapas, será exibida uma tela pedindo um código que foi enviado para o seu aparelho cadastrado no Google. Preencha e clique no botão “Confirmar”;

Fazendo a verificação da conta Google (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Fazendo a verificação da conta Google no Windows 8 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Na tela seguinte, verifique as permissões que serão dadas ao Mail e em seguida, clique no botão “Aceitar”;

Confirme as permissões da conta Google (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Confirme as permissões da conta Google (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 9. Se quiser, você pode armazenar as informações de login no Windows, confirmando nessa tela. Senão, apenas clique em “Ignorar”;

Armazenando as informações de login da conta Google no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Armazenando as informações de login da conta Google no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 10. Aguarde, que em pouco tempo a conta estará incluída e seus e-mails já estarão no Mail.

Aguardando o Windows 8 adicionar a nova conta (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Aguardando o Windows 8 adicionar a nova conta (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto. Com esse procedimento, você já pode começar sua conta Google no Windows 8, vendo seus e-mail e contatos. Você não poderá mais sincronizar seu calendário do Google com o aplicativo Calendário, mas poderá ver seus eventos, movendo-os para o Outlook.com. Para isso, será necessário exportá-lo e, depois, importar o arquivo ICS Google para o Calendário do Outlook no seu computador.

 

Saiba o que fazer se você esquecer a senha do Windows 8.1; veja dicas - Dicas e Tutoriais - TechTudo 2014-04-15 09-56-03

Japanese granny's embroidered spheres show nature's pattern language

 

NanaAkua

 

From radiolaria to each unique snowflake, pattern is the language of nature. Human-made artifacts expressing these natural occurrences can be riveting, like this collection of embroidered spheres made by an 88-year-old Japanese grandmother, who started crafting these in her sixties.

 

 

Flickr user NanaAkua took a visual record of almost 500 of these balls made by her granny, and posted them up for all to see.

 

NanaAkua/CC BY-NC-ND 2.0

The technique originated from China before being exported to Japan in the seventh century, and temari is the Japanese term for this fascinating form of folk art. Says This Is Colossal:

The carefully hand-embroidered balls often made from the thread of old kimonos were created by parents or grandparents and given to children on New Year’s day as special gift. According to Wikipedia the balls would sometimes contain secret handwritten wish for the child, or else contained some kind of noise-making object like a bell.

NanaAkua/CC BY-NC-ND 2.0

NanaAkua/CC BY-NC-ND 2.0

NanaAkua/CC BY-NC-ND 2.0

These skillfully constructed temari give a colorful glimpse of the role that geometry plays in creating an infinite number of forms and surfaces -- real eye candy that has roots in nature's creativity. To see more check out NanaAkua's Flickr page.

 

Beautiful New Brammo Empulse Electric Motorcycle Finally Unveiled! _ TreeHugger - Mozilla Firefox 2014-03-03 13.40.46

Lista reúne as melhores câmeras semiprofissionais da Sony

 

Escolher uma câmera digital semiprofissional está cada vez mais difícil devido à variedade de modelos disponíveis. Os recursos estão cada vez mais equivalentes às profissionais, já que é comum encontrar modelos de semi com lentes intercambiáveis, por exemplo. Por isso, se seu desejo for por comprar uma máquina da Sony, vale conferir a lista que o TechTudo preparou com as melhores câmeras semiprofissionais da fabricante japonesa. Confira.

Lista reúne as melhores câmeras compactas da Sony

A3000

Embora não seja parte da linha SLT, a Sony A3000 tem desempenho de DSLR mesmo sem usar o mecanismo de captura de luz com uso exclusivo de lentes para mirar a imagem. Com sensor CMOS de 20.1 megapixels, ela conta com alguns recursos que a permitem fazer fotos melhores que modelos compactos e suporta troca de lentes – são mais de 50 modelos compatíveis. Por isso, conquistou o seu espaço nesta lista. Também ideal para quem deseja gravar vídeos, a Sony A300 captura em Full HD e tem microfone embutido.

Além disso, o modelo conta com controles manuais e o modo iAuto, que configura a imagem automaticamente dependendo do cenário. Portanto, a Sony A3000 serve tanto para quem é completamente amador quanto para usuários que entendem um pouco mais de fotografia.

Seu preço gira em torno de R$ 1.200 no comércio eletrônico.

SLT-A37K

SLT A-37K (Foto: Divulgação/Sony)

Modelo SLT A-37K é o modelo mais básico comercializado no Brasil (Foto: Divulgação/Sony)

A linha SLT da Sony chegou para redefinir a real superioridade das chamadas DSLR, que captam a luz exclusivamente por meio de lentes para mirar, tornando a captura pelo sensor mais realística. Com essa tecnologia, a Sony SLT-A37K é o modelo mais básico disponível no Brasil.

Equipada com configuração robusta que permite, por exemplo, trocar lentes e fazer fotos panorâmicas em 3D, a SLT-A37K também conta com um sensor de 16.1 megapixels com disparo contínuo de sete quadros por segundo, além de gravar vídeos em Full HD. A visualização fica por conta de uma tela LCD de três polegadas.

O modelo pode ser encontrado no e-commerce brasileiro por cerca de R$ 1.700.

SLT-A58

SLT-A58 (Foto: Divulgação/Sony)

A SLT-A58 captura até oito fotos por segundo (Foto: Divulgação/Sony)

Imediatamente superior à A37, a próxima da lista é a SLT-A58, que traz um sensor que captura imagens maiores, de até 20.1 megapixels. O sensor CMOS trabalha junto com o processador de imagem BIONZ, que ajusta automaticamente os níveis de ruído e nitidez em diferentes áreas da imagem. Além disso, o ISO até 16.000 é considerado bom para essa classe de equipamento.

A SLT-A58 ainda filma em 1080p com áudio estéreo e captura oito fotos por segundo no modo contínuo. Completam suas especificações um estabilizador óptico de imagem; gravação em RAW e um display OLED de 2,7 polegadas com resolução de 800×600 pixels.

A câmera pode ser adquirida no Brasil por preços que variam entre R$ 2.500 e R$ 2.800.

SLT-A77

SLT-A77 (Foto: Divulgação/Sony)

A SLT-A77 possui configurações dignas de câmeras profissionais (Foto: Divulgação/Sony)

Topo de linha da Sony no Brasil entre os modelos SLT – à exceção da full frame SLT-A99 – a SLT-A77 conta com configurações dignas de câmeras profissionais, apesar de não custar caro como uma. Destinada a um público amador, porém exigente, essa câmera vem com um sensor de 24 Megapixels e capaz de tirar até 12 fotos por segundo. Também há um modo de redução de ruído em que a câmera tira várias fotos e as funde em um único arquivo, permitindo gravar com ISO acima do teto de 16.000.

Devido à alta resolução, a SLT-A77 também suporta dois modos de captura: o Smart Teleconverter, que fotografa com um crop de 1,4 x a 12 megapixels, ou com 2,0 x de crop com resolução de 6 megapixels. Ela ainda grava em FullHD a 50 fps e tem microfone estéreo embutido. Como destaque, ainda há antena GPS para aplicar geotag nas imagens.

Quer dicas para comprar câmera digital semiprofissional? Confira no Fórum do TechTudo.

Para ter tudo isso, o consumidor brasileiro terá que desembolsar R$ 3.500 ou mais – embora seja um valor alto, não chega perto do cobrado por câmeras profissionais de desempenho geral bastante similar.

 

Saiba o que fazer se você esquecer a senha do Windows 8.1; veja dicas - Dicas e Tutoriais - TechTudo 2014-04-15 09-56-03

Nokia deve lançar Asha 230 e Nokia 220, com super bateria, no Brasil

 

Os novos smartphones da Nokia, o Asha 230 e o Nokia 220, já foram homologados pela Anatel e em breve devem estar nas lojas do Brasil. Os modelos, apresentados na conferência MWC, em fevereiro deste ano, impressionam pela autonomia da bateria. Em stand-by, a empresa garante que o Nokia 220 fica ligado até 29 dias ou 51 horas de uso contínuo, sem precisar de recarga. Já o Asha 230, são 40 horas de uso ininterrupto.

Loja do Windows Phone 8.1 agora exibe os apps disponíveis no PC

Aparelho traz modelo de teclado usado em celulares antigos (Foto: Divugalção/Nokia)

Aparelho traz modelo de teclado usado em celulares antigos (Foto: Divugalção/Nokia)

Voltado para o mercado emergente, o Nokia 220 possui o modelo de teclado antigo, como nos celulares comuns. O aparelho permite acesso ao Facebook e Twitter, reprodução de mp3, Rádio Fm, além de alguns jogos pré instalados, como o Modern Combat 2, da Gameloft. O aparelho vem com tela colorida de 2,4 polegadas, capacidade de armazenamento de até 32 GB por cartão microSD e câmera de 2 megapixels. O smartphone possui Bluetooth 2.1 e conexão 2G, além de lanterna e um aplicativo que sincroniza sem fio fotos e vídeos

O aparelho também possui uma opção com dual-SIM e será comercializado nas cores cores amarela, branca, ciano, preta e vermelha. O preço sugerido nos Estados Unidos é de US$ 39, aproximadamente R$ 90.

Modelo possui tela touchscreen e será vendido em diversas cores (Foto: Divugalção/Nokia)

Modelo possui tela touchscreen e será vendido em diversas cores (Foto: Divugalção/Nokia)

Vale a pena migrar do Android para o Windows Phone? Comente no Fórum do TechTudo

Um pouco mais robusto, o modelo Asha 230 também deverá ser lançado por aqui. Com tela touchscreen de 2,8 polegadas, o aparelho vem com diversos jogos e aplicativos instalados de fábrica, como o WhatsApp e o Line. A câmera, com apenas 1.3 megapixels não é a das melhores, mas o novo navegador Nokia Xpress Browser, que funciona na nuvem, promete otimizar a navegação na internet.

Assim como o modelo 220, o Asha 230 também virá em diversas cores e terá uma versão que comporta dois chips de forma simultânea.  O preço sugerido nos Estados Unidos é de US$ 59, aproximadamente R$ 130.

 

A partir de maio, Windows 8.1 sem Update estará vulnerável a ataques - Notícias - TechTudo 2014-04-16 08-58-17