sábado, 15 de agosto de 2015

O Professor Pardal ataca novamente.

 

 

Tenho uma idéia mas não tenho o capital necessário para construir um protótipo.  E como não sou egoista, fornecerei os detalhes e quem achar que tem futuro, que aproveite, ora pois…
As fontes de energia renováveis mais utilizadas atualmente, todos sabem, são a energia solar a do vento, a hidráulica, a nuclear e talvez mais algumas que não me lembro. Pois bem, ainda não li nada sobre uma fonte de energia que é a força da gravidade. Nada é impossível neste mundo, há caminhos que conduzem a todas as coisas. Baseado nisso, aqui vai minha idéia, que irá depender, é claro, de vários melhoramentos técnicos.

Imagine uma roda com 6 metros de diâmetro com um suporte para que ela gire livremente. Ela é composta de algumas peças retangulares em cujo interior irão barras de metal com dentes em toda a sua extensão.  No centro da grande roda uma caixa de engrenagens cuja função é a de aumentar muito a velocidade obtida na saída da caixa de engrenagens conseguida pela barra que irá descer sob a ação da gravidade.

Um alternador precisa girar a grande velocidade para produzir eletricidade e é isso que a caixa de engrenagens irá proporcionar para que o alternador ou dínamo atinja a velocidade suficiente para gerar uma corrente alternada ou contínua.  A barra com dentes irá acionar uma polia também dentada na caixa de engrenagens que ficará acoplada ao alternador.

Temos então na roda dois raios, um com a barra que deverá ser bem pesada, e no raio inferior uma peça idêntica à da peça com a barra na parte superior, porém vazia, é claro, para receber a barra depois que atravessar toda a peça que a contém.  O problema então será fazer com que depois da primeira barra cumprir seu papel, a roda deverá adiantar um passo para que a barra seguinte ocupe o lugar da primeira e comece então a descer. Isso poderá ser conseguido por meio de um dispositivo eletro magnético posicionado na parte inferior da roda. Tudo vai depender de um sincronismo obtido através de uma chave que faça com que o dispositivo eletromagnético atue fazendo a roda girar um pouco à frente para que a barra que vem logo atrás ocupe o lugar da primeira para que a caixa de engrenagens acoplada ao alternador não pare de girar.  Ao invés de um alternador poderá ser usado um gerador de corrente contínua, que irá carregar uma bateria.

Essa é a idéia básica. Os detalhes para que funcione só poderá ser analisado por engenheiros.  O tamanho da roda, ou seja seu diâmetro, o peso das barras, (imagino que podem ser 6 ou 8) deverá ser calculado em função da caixa da engrenagens e da força necessária para rodar o alternador ou gerador de CC.  Talvez sejam necessárias barras de metal com dentes, pesando ao redor de 2 toneladas. Uma idéia apenas. Um cálculo superficial. E também dependerá da potência que o alternador poderá gerar. 

Idéia de José Sidenei de Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.