sábado, 15 de agosto de 2015

Considerações ao cantar do galo

 

 

pocket-watch

Neste meu blog eu procuro publicar as notícias relacionadas à Ciência e Tecnologia  na maior parte, e vejo que, pelo volume diário de novos artigos nessa área,  aqueles que tem conhecimentos e cultura para assimilar ou tirar proveito de tais matérias buscam ficarem sintonizados com o que existe de mais promissor no terreno científico e tecnológico.  Mas um detalhe me chama a atenção: É práticamente impossível ficar à par de tudo que ocorre hoje em dia, a grande maioria consegue assimilar apenas uma pequena porcentagem disso tudo.
Nesse caso, todos querem então ficar ligados no que mais lhes interessam. Na Internet existe uma infinidade de blogs ou de websites que exploram todos os assuntos possíveis e um internauta inteligente ficará garimpando assuntos que digam respeito à sua profissão, mas nem de longe ficarão por dentro de tudo, mesmo em sua área. Quando eu coloco “ficar por dentro de tudo” refiro-me também à usar um aparelho de uma maneira tal que lhe traga somente benefícios e não dores de cabeça.  

Podemos afirmar então que os conhecimentos atuais, os produtos com a tecnologia mais avançada, pipocam diariamente e  as informações referentes a tais produtos também são pouco assimiladas por seus proprietários. Ou seja, aproveita-se apenas uma certa porcentagem de conhecimentos acerca de tais produtos, sejam eles todos os  da série “smart”, todos os tipos de computadores, isso só para listar os produtos eletro-eletrônicos. Esses são de longe os mais cobiçados, os mais consumidos. Mas existe uma quantidade enorme de outros tipos de produtos mecânicos, eletro-mecânicos, ou de qualquer outra natureza.  

Cada dia a gente vê pormenores  mais atraentes e funcionais que chamam a atenção de consumidores. E os fabricantes envolvem-se diariamente em desenvolver detalhes interessantes. Ontem vi um muito importante que estava realmente faltando em smartphones. Um teclado QWERTY físico que pode ser retirado e colocado na parte traseira do aparelho quando não em uso.   Esse teclado é importantíssimo porque digitar na tela do aparelho para quem tem e para quem não tem habilidade como digitador é bastante complicado. As letras, números e símbolos ficam muito juntos uns dos outros e frequentemente toca-se em elementos próximos. Em suma, o que pretendo transmitir com este pequeno artigo é que o mundo vive hoje uma febre não apenas de consumismo de tais aparelhos, mas uma febre também de obter conhecimentos e facilidades com o seu uso.

Mas uma coisa fica patente : Todos estão mergulhados ainda num mundo de indefinições, quase ninguém usa tais aparelhos de modo adequado por uma série de razões. Mas isso não preocupa nem um pouco os fabricantes. Eles sabem que os consumidores de médio para alto nível estão sedentos de novidades.

As pesquisas e desenvolvimento principalmete na área enegética ainda buscam soluções compensadoras, e de alguma forma ainda continuam indefinidas em seus resultados finais.  Uma idéia que achei sensacional, idealizada na Inglaterra é o uso de rodovias para recarregar as baterias dos veículos elétricos enquanto rodam. Mas o alcance conseguido com a recarga ainda é pouco  mas a idéia é promissora.

(Contextualmente, um candidato à redator, editor, pode ir melhorando aos poucos se não tem aquele dom do Paulo Coelho e outros cobras em Literatura e afins)

José Sidenei de Melo (Peleando para tornar-se um editor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.