sábado, 26 de abril de 2014

Copie, edite e traduza textos dentro de imagens usando o Google Chrome

 

Não ter acesso aos textos inclusos em imagens sempre atrapalhou alguns internautas. Agora, um novo plugin para o Google Chrome promete resolver esse problema. O Project Naptha permite que os usuários selecionem os textos que aparecem dentro das fotos e imagens em geral e oferece uma variedade de recursos que incluem copiar, editar, apagar e traduzir o que está "escrito em uma foto".

Facebook e Google se unem com gigantes para evitar o próximo Heartbleed

Project Naptha permite alterar textos em imagens (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Project Naptha permite alterar textos em imagens (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

A extensão usa diversas tecnologias, incluindo algoritmos de OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) e bibliotecas criadas por empresas como Microsoft e Google. Juntos, os recursos são capazes de identificar os caracteres de diferentes alfabetos em quase todas as imagens analisadas.

Usar o aplicativo é fácil: depois de instalado, basta passar o cursor do mouse sobre a imagem e selecionar o texto. Depois disso, clicando com o botão direito do mouse, o usuário pode acessar os recursos da extensão, que incluem traduzir o texto selecionado, editá-lo ou mesmo apagá-lo completamente, usando uma técnica similar ao recurso “Content Aware” do Adobe Photoshop.

Como reparar o Google Chrome? Confira no Fórum do TechTudo.

Um dos problemas da extensão é que ela não consegue identificar todos os textos de uma imagem, e mesmo os selecionáveis podem, às vezes, ser interpretados de forma errada – ou seja, é recomendável conferir o texto colado para garantir que não tenha problemas maiores.

Segundo o criador da extensão, o programador Kevin Kwok, o plugin deve receber novas atualizações para corrigir essas falhas e uma versão para o Mozilla Firefox.

Outras empresas também estudam soluções com OCR. A Microsoft, por exemplo, lançou um sistema similar no final de 2013 para seu sistema de nuvem OneDrive, que escaneia imagens em busca de textos e os disponibiliza para o usuário, mas sem a opção de editar ou remover.

Via Engadget

A partir de maio, Windows 8.1 sem Update estará vulnerável a ataques - Notícias - TechTudo 2014-04-16 08-58-17

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.