sábado, 19 de setembro de 2015

Esta torre genial suga poluição do ar e a transforma em joia

 

 

Smog Free Tower

Smog Free Tower: protótipo entrou em operação no começo de setembro, na cidade de Roterdã, na Holanda

São Paulo -  A poluição atmosférica é um problema grave para o meio ambiente e para a saúde pública. Um estudo recente mostrou que o ar carregado pode causar a morte prematura de 6,6 milhões de pessoas por ano até 2050.

Atento ao problema, o designer  holandês Daan Roosegaarde criou um megapurificador de ar de 7 metros de altura que pode ajudar a limpar a atmosfera e, de quebra, produzir joias.

Após três anos de pesquisa, o protótipo, chamado de Smog Free Tower, entrou em operação no começo de setembro, na cidade de Roterdã, na Holanda. Instalada em um parque público, a torre é capaz de limpar mais de 30.000 metros cúbicos de ar por hora, segundo o site do projeto.

"Com uma única torre funcionando o dia todo você pode limpar um pequeno bairro", disse Roosegaard à revista Wired. Grosso modo, o processo utiliza filtros iônicos que atraem e aprisionam as micropariculas de poluentes, devolvendo ar fresco e purificado por aberturas laterais na torre.

As finas partículas de carbono que a torre coleta podem ser condensadas para criar pequenas "pedras preciosas" que podem ser incorporadas em peças de jóias como anéis. Cada uma das pequenas pedras tem o equivalente de 1.000 metros cúbicos de ar.

Toda essa parte mais "operacional" do projeto ficou a cargo do pesquisador Bob Ursem, da Universidade de Tecnologia de Delft e da European Nano Solutions, uma empresa de tecnologia verde da Holanda.

A equipe espera que o projeto ajude a criar um futuro mais limpo e, por isso, está buscando apoio junto a governos, ONGs e setores de tecnologia limpa.

Recentemente, eles lançaram um bem sucedido financiamento coletivo no Kickstarter, e com a arrecadação planejam lançar outros modelos da torre em Pequim, Cidade do México, Paris, entre outras cidades do mundo. 

Snap 2015-09-19 at 08.49.26

Autora:  Vanessa Barbosa, de Exame.com

 

Fonte : http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/esta-torre-genial-suga-poluicao-do-ar-e-a-transforma-em-joia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.