A citação original: Ao contrário do que se diz, não é a ocasião que faz o ladrão. A ocasião faz o roubo, o ladrão já nasce pronto. (O.Bilac)
Pedindo licença ao Olavo Bilac, acho que a frase “A ocasião faz o ladrão” ficaria melhor assim: “A ocasião propícia favorece o ladrão oportunista”. Então, a citação de Bilac ficaria assim:
A ocasião propícia favorece o roubo para o ladrão oportunista.
Mas a citação original :”A ocasião faz o ladrão” tem o seguinte sentido : Uma ocasião favorável ou propícia, incita aquele que, ou é cleptomaníaco ou ladrão iniciante praticar o roubo. Esse é o sentido original da citação popular. A ocasião “Faz o ladrão” está mais ligado à um indivíduo que não tem uma propensão profunda para o roubo, àquele que diante de uma situação favorável para roubar algo, não se contém e rouba mesmo. Se depois disso acaba gostando e se torna um ladrão legítimo,um grande larápio, então a acepção do aforismo já toma um outro rumo.
JSMelo.
Nota: No momento da edição das postagens, muitas vezes o editor (no caso, EU) não está lá com sua mente bem afiada para lides literárias, então sai alguma coisa meio confusa, se bem que é bastante raro eu me envolver com essas notas adicionais, e também neste caso, o assunto em si é bastante simples, quase uma brincadeira. Espero ter melhorado as explicações acima porque a original estava meio estereotipada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.