sábado, 19 de setembro de 2015

É mentira, Terta?

 

Snap 2015-09-19 at 16.24.21

A citação original: Ao contrário do que se diz, não é a ocasião que faz o ladrão. A ocasião faz o roubo, o ladrão já nasce pronto. (O.Bilac)

Pedindo licença ao Olavo Bilac, acho que a frase “A ocasião faz o ladrão” ficaria melhor assim: “A ocasião propícia favorece o ladrão oportunista”.  Então, a citação de Bilac ficaria assim:

A ocasião propícia favorece o roubo para o ladrão oportunista.

Mas a citação original :”A ocasião faz o ladrão”  tem o seguinte sentido : Uma ocasião favorável ou propícia, incita aquele que, ou é cleptomaníaco ou ladrão iniciante praticar o roubo. Esse é o sentido original da citação popular.     A ocasião “Faz o ladrão” está mais ligado à um indivíduo que não tem uma propensão profunda para o roubo, àquele que diante de uma situação favorável para roubar algo, não se contém e rouba mesmo. Se depois disso acaba gostando e se torna um ladrão legítimo,um grande larápio, então a acepção do aforismo já toma um outro rumo.

JSMelo.

Nota: No momento da edição das postagens, muitas vezes o editor (no caso, EU)  não está lá com sua mente bem afiada para lides literárias, então sai alguma coisa meio confusa, se bem que é bastante raro eu me envolver com essas notas adicionais, e também neste caso, o assunto em si é bastante simples, quase uma brincadeira.  Espero ter melhorado as explicações acima porque a original estava meio estereotipada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.