quinta-feira, 25 de junho de 2015

Como Manter-se Motivado Quando Trabalha em Casa

 

 

O número de pessoas que trabalha em casa está a crescer. No entanto, esta prática é mais difícil do que possa parecer, sendo necessário um alto nível de disciplina e enfrentar o trabalho como qualquer outro.

Trabalhar em casa

Trabalhar em casa como um profissional – Imagem de Flickr/JeremyOK

Segundo alguns estudos estatísticos realizados pela Work From Home Info, existe um elevado número de pessoas que trabalha em casa. Mesmo que esses números sejam relativos aos Estados Unidos, as estatísticas de outros países devem estar próximas dessas, proporcionais à população.

Senão vejamos: o desemprego aumenta a olhos vistos e muitas dessas pessoas começam a arranjar soluções por conta própria. No início do processo, é muito provável que tudo comece a partir de casa. Nos Estados Unidos são gerados anualmente 427 biliões de dólares por negócios criados e mantidos a partir de casa e 70% dos americanos preferia ser o seu próprio empregador. Estas são demais razões para considerar o trabalho a partir de casa mais do que um capricho, antes uma realidade.

Regras para manter a motivação e produtividade para quem trabalha em casa

Trabalhar a partir de casa não é fácil. As distrações existem em maior número comparando com o trabalho tradicional, não existe o contato entre colegas de trabalho (porque muitas vezes não existem colegas de trabalho) e, inclusive, pode não ser uma prática bem vista por familiares e amigos. Por outras palavras, se quer trabalhar a partir de casa tem que ganhar bons hábitos e criar uma reputação, resultados visíveis que comprovem a sua boa escolha.

De seguida apresento-lhe um conjunto de práticas que têm como objetivo manter a sua motivação e produtividade em cima quando trabalha em casa. É importante evitar distrações, tratar este trabalho como qualquer outro trabalho, levá-lo a sério e definir horas de verdadeira produtividade.

1. Comece o dia como um profissional

Se pensa que por estar a trabalhar em casa não tem um horário e pode fazê-lo de pijama desengane-se. Trabalhar de pijama é depressivo, aos poucos vai sendo cada vez mais difícil tirar da sua cabeça a palavra casa e substitui-la por trabalho. Um bom sinal de que está disponível para trabalhar em casa é cumprir horários e vestir-se como se fosse para o escritório. Crie uma rotina: horas de levantar, pequeno-almoço, vestimenta a rigor, entra às 9 e sai às 5, seja o que for. A história de acordar a qualquer hora, puxar do portátil para a cama e trabalhar não funciona. Se leva o seu trabalho a sério, seja profissional.

Artigo Relacionado: Como se Tornar numa Pessoa Madrugadora

2. Maximize o contato com outras pessoas

Uma das vantagens do trabalho fora de casa é a possibilidade de conviver com colegas, partilhar opiniões e demonstrar que temos uma voz. Trabalhar a partir de casa tem este senão: vai estar na solidão a maior parte do tempo. Por essa razão, é importante maximizar o contato com o exterior, em termos profissionais, claro. Procure estar perto de clientes e potenciais clientes, outras pessoas que estejam na mesma situação. Se não consegue viver sem socializar, então esta ausência pode ser altamente desmotivadora. Lute contra esse problema e mantenha-se em contato.

3. Agrupe tarefas idênticas

Rieva Lesonsky, CEO da GrowBiz Media, aconselha a agrupar tarefas idênticas (aliás, quer trabalhe em casa ou não). “Passar do e-mail para a escrita de uma proposta para uma sessão de brainstorm e voltar novamente ao e-mail vai dispersar a sua energia, uma vez que o seu cérebro tem que realizar mudanças de foco de cada vez que alterna entre tarefas.” Em vez deste vai-vem entre tarefas, agrupe aquelas que são idênticas. “Por exemplo, reserve uma manhã por semana para uma reunião; passe uma hora ao telefone a receber e realizar chamadas; reserve algumas horas para escrever uma proposta. Aos poucos vai entrar no ritmo de cada tarefa que está a realizar e vai ser mais eficaz,” diz Rieva.

Artigo Relacionado: “O Multitasking Traz Ineficiência,” diz a Ciência

4. Discipline-se

Se trabalhar no escritório pode ser uma tarefa árdua, imagine o que é trabalhar num local que remete para o descanso e paz, para as suas coisas e para o seu espaço, família, etc. O corpo fica mole, as distrações são mais que muitas. Comece a utilizar ferramentas como o RescueTime que lhe permite monitorizar onde gasta o seu tempo para que o possa aproveitar da melhor maneira. É fácil perder tempo a partir de casa – ou são os animais, ou são os filhos, ou cortar a relva do jardim. Não funciona. Trabalhar em casa passa muito por automatizar o cérebro para perceber quando é tempo para trabalhar e quando não é. Se continuar a perder tempo dessa forma nunca o vai conseguir.

Artigo Relacionado: 5 Formas de Derrotar a Procrastinação

Artigo Relacionado: 5 Práticas Para a Verdadeira Produtividade

5. Faça pausas e exercício

Tal como qualquer profissional, as pausas e o exercício são bons catalizadores para o foco. Em casa tem outro benefício: pode aproveitá-las para trabalho caseiro. Se quando trabalha fora de casa as pausas não são mais do que perder algum tempo a não fazer nada, em casa pode tirar o melhor partido delas para realizar outras tarefas. Por outro lado, trabalhar a partir de casa torna a prática de exercício mais facilitada uma vez que evita a perda de tempo entre casa-trabalho e trabalho-casa. Deixou de ter a desculpa da falta de tempo porque o momento exato que serviria para a prática de exercício é precisamente a altura das deslocações. O exercício é benéfico para a sua saúde e para o seu trabalho.

Artigo Relacionado: Exercício Físico e Saúde: A Tecnologia à Sua Disposição

Se começou agora a trabalhar a partir de casa, ou se tem nos seus horizontes essa possibilidade, fazê-lo é mais difícil do que aparenta. Pelo menos se pretende obter produtividade. Recomendo que crie uma lista com vários pontos relativos ao que deve mudar e implementar para um dia de trabalho em casa bem sucedido. Aos poucos comece a habituar-se a todas essas práticas com disciplina. O truque para o trabalho caseiro é a disciplina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.