domingo, 21 de dezembro de 2014

8 Passos Lentos e Difíceis Para Ser Um Milionário

 

 

8 Passos Lentos e Difíceis Para se Tornar Num Milionário


Artigo de Dharmesh Shah, Fundador e CTO @ HubSpot


O dinheiro, como diz a sabedoria tradicional, não é tudo. Pelo menos no longo prazo. Quando a sua definição de sucesso está em jogo, o dinheiro pode ficar num lugar baixo do ranking. A definição de “sucesso” varia de pessoa para pessoa. Aqui está a minha:

Sucesso é fazer com que aqueles que acreditam em si sejam brilhantes.

Para mim, o dinheiro não é assim tão importante, mas confesso que já o foi (provavelmente porque não tinha assim tanto).

Digamos que o dinheiro está na sua lista de prioridades. E digamos que, tal como outros milhões de pessoas, gostava de ser milionário. Que tipo de coisas deverá fazer para aumentar a probabilidade de se tornar num milionário?

Aqui estão alguns passos. Nenhum deles é fácil nem rápido, mas deverão ter resultados melhores que a procura de atalhos rápidos e fáceis.

Deixe de viver obcecado por dinheiro.

Embora pareça contraditório, manter o foco no quanto já ganhou e ganha só o distrai das coisas que realmente contribuem para a construção e crescimento de riqueza. Portanto, mude de perspectiva.

Veja o dinheiro não como objectivo principal, mas como um produto resultante de fazer as coisas certas.

Comece a rastrear quantas pessoas ajuda, mesmo com pequenos atos.

As pessoas mais bem-sucedidas – tanto financeiramente como de outras formas (nunca se esqueça, o conceito de sucesso varia de pessoa para pessoa) – tão incrivelmente úteis. Eles são excelentes a entender as outras pessoas e a ajudá-las a atingir os seus objectivos. Eles sabem que o seu sucesso é, em última instância, baseado no sucesso das pessoas à sua volta.

Eles trabalham para que os outros sejam bem-sucedidos: os seus colaboradores, clientes e fornecedores. Sabem que se aqueles com quem trabalham são bem-sucedidos, então eles também o serão.

Desta forma vão construindo um negócio – ou uma carreira – do qual se podem orgulhar.

Deixe de pensar em como fazer um milhão de euros e comece a pensar sobre como servir um milhão de pessoas.

Quando tem apenas alguns clientes e o seu objectivo é fazer um monte de dinheiro, o seu foco está virado para encontrar maneiras de extrair o último euro desses clientes.

Mas quando encontra uma maneira de servidor um milhão de pessoas, seguem-se muitos benefícios. O efeito do boca a boca é ampliado. O feedback que recebe é exponencialmente maior – e assim são as suas oportunidades para melhorar os seus produtos e serviços. Começa a atrair mais funcionários, beneficiando da sua experiência e habilidades.

E, com o tempo, o seu negócio torna-se algo que nunca sonhou – porque os seus clientes e colaboradores levam-no a lugares que nunca imaginou.

Sirva um milhão de pessoas – e sirva-as incrivelmente bem -, de seguida virá o dinheiro.

Olhe para o crescimento de riqueza como uma maneira de fazer mais coisas.

De um modo geral, existem dois tipos de pessoas:

O primeiro tipo são as pessoas que querem fazer coisas porque querem mais dinheiro; quanto mais coisas fizerem, mais dinheiro poderão fazer. O que fazem não lhes interessa muita – eles fazem qualquer coisa desde que pague.

O segundo tipo são as pessoas que querem mais dinheiro para fazer mais coisas. Querem melhorar um produto. Querem alargar o seu negócio. Querem escrever outro livro, compor outra música ou produzir outro filme. Amam o que fazem e olham para o dinheiro como uma maneira de fazerem ainda mais do que gostam. Sonham em construir uma grande empresa e que faça as coisas o melhor possível.

Embora seja possível descobrir um produto pretendido por todo o mundo e fazer crescer riqueza vendendo esse produto, as empresas mais bem-sucedidas evoluem e crescem, reinvestem o dinheiro numa busca incessante pela excelência.

Nós não fazemos filmes para ganhar dinheiro, nós fazemos dinheiro para fazer mais filmes – Walt Disney

 Faça uma coisa melhor.

Escolha uma coisa na qual já é melhor que a maioria a fazer. Apenas. Uma. Coisa. Torne-se um maníaco focado em fazer essa coisa. Trabalhe. Treine. Aprenda. Pratique. Evolua. Seja um auto-crítico implacável, não de uma maneira masoquista, mas para garantir que continua a trabalhar para melhorar em todos os aspectos.

As pessoas financeiramente bem-sucedidas fazem pelo menos uma coisa melhor que a maioria das pessoas. (Claro que ajuda se for uma coisa valorizada pelo mundo.)

A excelência é a sua própria recompensa, mas a excelência também traz lucros mais elevados – e mais respeito, maior auto-estima, maior satisfação, maior sentimento de realização… tudo o que o tornará rico em termos não-monetários.

Ganhar-ganhar.

Faça uma lista das dez melhores pessoas do mundo na sua área.

Como escolheu as dez pessoas? Como determinou que são os “melhores”? Como mediu o seu “sucesso”?

Utilize esses critérios para acompanhar o seu próprio progresso no caminho para a excelência.

Se for um escritor, o seu progresso poderá ser entrar nos rankings da Amazon. Se for um música, poderá ser subir nos downloads do iTunes. Se é um programador, poderá ser aumentar o número de pessoas que utiliza o seu software. Se é um líder, o progresso poderá ser levar as pessoas que treina e desenvolve a fazer coisas melhores e maiores.

Não se limite a admirar essas pessoas. Aproxime os seus olhos do que os torna tão bem-sucedidos. Em seguida, use esses critérios para ajudar a criar as suas próprias medidas de sucesso. E, em seguida…

 Acompanhe o seu progresso.

Temos tendência a tornar-nos o que medimos, por isso, acompanhe o seu progresso, pelo menos uma vez por semana.

Talvez meça quantas pessoas ajudou. Talvez meça quantos clientes serviu. Talvez avalie os principais passos no seu caminho para se tornar o melhor do mundo nalguma coisa.

Talvez seja uma combinação de todas estas coisas e muito mais.

 Crie rotinas que garantam progresso.

Nunca se esqueça que o caminho para alcançar um objectivo é baseado na criação de rotinas. Digamos que quer escrever um livro de 200 páginas; esse é o seu objectivo. O seu sistema para atingi esse objectivo poderia ser escrever quatro páginas por dia; essa é a sua rotina. Desejar e esperar não o vai levar a livro concluído. Seguir fielmente a sua rotina, garante que alcança o seu objectivo.

Ou digamos que pretende “atrair” 100 novos clientes através de uma campanha de marketing. Esse é o seu objectivo; a sua rotina é criar novos conteúdos, vídeos, podcasts, artigos, etc. num qualquer horário que definir. Mantenha essa rotina e cumpra os seus prazos. Se o seu conteúdo for óptimo, você vai conseguir esses novos clientes.

Desejar e esperar não o vai fazer chegar lá – adira fielmente à sua rotina.

Estabeleça metas, crie rotinas que suportem esses objectivos e, em seguida, acompanhe o seu progresso. Mude o que não funciona. Melhor e repita o que funciona. Refine e reveja e adapte e trabalhe duro todos os dias para ser melhor do que era ontem.

A partir dai você será muito bom. Será grande. E um dia será de classe mundial. Depois disso, mesmo que não dê conta, você será um milionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.