Artigo de Dharmesh Shah, Fundador e CTO @ HubSpot O dinheiro, como diz a sabedoria tradicional, não é tudo. Pelo menos no longo prazo. Quando a sua definição de sucesso está em jogo, o dinheiro pode ficar num lugar baixo do ranking. A definição de “sucesso” varia de pessoa para pessoa. Aqui está a minha:
Para mim, o dinheiro não é assim tão importante, mas confesso que já o foi (provavelmente porque não tinha assim tanto). Digamos que o dinheiro está na sua lista de prioridades. E digamos que, tal como outros milhões de pessoas, gostava de ser milionário. Que tipo de coisas deverá fazer para aumentar a probabilidade de se tornar num milionário? Aqui estão alguns passos. Nenhum deles é fácil nem rápido, mas deverão ter resultados melhores que a procura de atalhos rápidos e fáceis. Deixe de viver obcecado por dinheiro.Embora pareça contraditório, manter o foco no quanto já ganhou e ganha só o distrai das coisas que realmente contribuem para a construção e crescimento de riqueza. Portanto, mude de perspectiva.
Comece a rastrear quantas pessoas ajuda, mesmo com pequenos atos.As pessoas mais bem-sucedidas – tanto financeiramente como de outras formas (nunca se esqueça, o conceito de sucesso varia de pessoa para pessoa) – tão incrivelmente úteis. Eles são excelentes a entender as outras pessoas e a ajudá-las a atingir os seus objectivos. Eles sabem que o seu sucesso é, em última instância, baseado no sucesso das pessoas à sua volta. Eles trabalham para que os outros sejam bem-sucedidos: os seus colaboradores, clientes e fornecedores. Sabem que se aqueles com quem trabalham são bem-sucedidos, então eles também o serão. Desta forma vão construindo um negócio – ou uma carreira – do qual se podem orgulhar. Deixe de pensar em como fazer um milhão de euros e comece a pensar sobre como servir um milhão de pessoas.Quando tem apenas alguns clientes e o seu objectivo é fazer um monte de dinheiro, o seu foco está virado para encontrar maneiras de extrair o último euro desses clientes. Mas quando encontra uma maneira de servidor um milhão de pessoas, seguem-se muitos benefícios. O efeito do boca a boca é ampliado. O feedback que recebe é exponencialmente maior – e assim são as suas oportunidades para melhorar os seus produtos e serviços. Começa a atrair mais funcionários, beneficiando da sua experiência e habilidades. E, com o tempo, o seu negócio torna-se algo que nunca sonhou – porque os seus clientes e colaboradores levam-no a lugares que nunca imaginou. Sirva um milhão de pessoas – e sirva-as incrivelmente bem -, de seguida virá o dinheiro. Olhe para o crescimento de riqueza como uma maneira de fazer mais coisas.De um modo geral, existem dois tipos de pessoas: O primeiro tipo são as pessoas que querem fazer coisas porque querem mais dinheiro; quanto mais coisas fizerem, mais dinheiro poderão fazer. O que fazem não lhes interessa muita – eles fazem qualquer coisa desde que pague. O segundo tipo são as pessoas que querem mais dinheiro para fazer mais coisas. Querem melhorar um produto. Querem alargar o seu negócio. Querem escrever outro livro, compor outra música ou produzir outro filme. Amam o que fazem e olham para o dinheiro como uma maneira de fazerem ainda mais do que gostam. Sonham em construir uma grande empresa e que faça as coisas o melhor possível. Embora seja possível descobrir um produto pretendido por todo o mundo e fazer crescer riqueza vendendo esse produto, as empresas mais bem-sucedidas evoluem e crescem, reinvestem o dinheiro numa busca incessante pela excelência.
Faça uma coisa melhor.Escolha uma coisa na qual já é melhor que a maioria a fazer. Apenas. Uma. Coisa. Torne-se um maníaco focado em fazer essa coisa. Trabalhe. Treine. Aprenda. Pratique. Evolua. Seja um auto-crítico implacável, não de uma maneira masoquista, mas para garantir que continua a trabalhar para melhorar em todos os aspectos. As pessoas financeiramente bem-sucedidas fazem pelo menos uma coisa melhor que a maioria das pessoas. (Claro que ajuda se for uma coisa valorizada pelo mundo.) A excelência é a sua própria recompensa, mas a excelência também traz lucros mais elevados – e mais respeito, maior auto-estima, maior satisfação, maior sentimento de realização… tudo o que o tornará rico em termos não-monetários. Ganhar-ganhar. Faça uma lista das dez melhores pessoas do mundo na sua área.Como escolheu as dez pessoas? Como determinou que são os “melhores”? Como mediu o seu “sucesso”? Utilize esses critérios para acompanhar o seu próprio progresso no caminho para a excelência. Se for um escritor, o seu progresso poderá ser entrar nos rankings da Amazon. Se for um música, poderá ser subir nos downloads do iTunes. Se é um programador, poderá ser aumentar o número de pessoas que utiliza o seu software. Se é um líder, o progresso poderá ser levar as pessoas que treina e desenvolve a fazer coisas melhores e maiores. Não se limite a admirar essas pessoas. Aproxime os seus olhos do que os torna tão bem-sucedidos. Em seguida, use esses critérios para ajudar a criar as suas próprias medidas de sucesso. E, em seguida… Acompanhe o seu progresso.Temos tendência a tornar-nos o que medimos, por isso, acompanhe o seu progresso, pelo menos uma vez por semana. Talvez meça quantas pessoas ajudou. Talvez meça quantos clientes serviu. Talvez avalie os principais passos no seu caminho para se tornar o melhor do mundo nalguma coisa. Talvez seja uma combinação de todas estas coisas e muito mais. Crie rotinas que garantam progresso.Nunca se esqueça que o caminho para alcançar um objectivo é baseado na criação de rotinas. Digamos que quer escrever um livro de 200 páginas; esse é o seu objectivo. O seu sistema para atingi esse objectivo poderia ser escrever quatro páginas por dia; essa é a sua rotina. Desejar e esperar não o vai levar a livro concluído. Seguir fielmente a sua rotina, garante que alcança o seu objectivo. Ou digamos que pretende “atrair” 100 novos clientes através de uma campanha de marketing. Esse é o seu objectivo; a sua rotina é criar novos conteúdos, vídeos, podcasts, artigos, etc. num qualquer horário que definir. Mantenha essa rotina e cumpra os seus prazos. Se o seu conteúdo for óptimo, você vai conseguir esses novos clientes. Desejar e esperar não o vai fazer chegar lá – adira fielmente à sua rotina. Estabeleça metas, crie rotinas que suportem esses objectivos e, em seguida, acompanhe o seu progresso. Mude o que não funciona. Melhor e repita o que funciona. Refine e reveja e adapte e trabalhe duro todos os dias para ser melhor do que era ontem. A partir dai você será muito bom. Será grande. E um dia será de classe mundial. Depois disso, mesmo que não dê conta, você será um milionário. |
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