Você já ouviu falar na vitamina D? A substância é fundamental à saúde, pois atua em diversas funções do organismo. A principal delas está ligada à saúde dos ossos, já que ela auxilia na absorção de cálcio, aumenta a força dos ossos e ajuda a prevenir fraturas.
Mas o micronutriente atua ainda em muitas outras áreas: combate a hipertensão, auxilia na regulagem de hormônios, colabora no desempenho dos músculos, entre outros fatores.
A lista abaixo foi elaborada com a orientação da nutricionista Denise Real e indica 17 fatos interessantes que você precisa saber sobre essa vitamina cheia de benefícios. Confira!
- A vitamina D é conhecida como a vitamina do sol. Isto porque as maiores quantidades dessa vitamina são obtidas pela exposição da pele aos raios solares.
- Ao contrário de outras vitaminas, apenas cerca de 10% da vitamina D de que o corpo necessita vem dos alimentos. Os outros 90% são produzidos pelo próprio organismo.
- Pessoas de pele clara absorvem a Vitamina D com mais facilidade. Quanto mais escura a pele, mais tempo de exposição ao sol é necessária para metabolizar a substância.
- Um dos principais benefícios da vitamina para o organismo é o aumento na força dos ossos. Isso acontece porque ela estimula a absorção do cálcio, um nutriente indispensável para os ossos e dentes. A vitamina D é, inclusive, considerada uma grande aliada no combate à osteoporose.
- Ela também é fundamental para a redução dos níveis de estrogênio na menopausa.
- Combater a hipertensão e auxiliar na manutenção do peso são mais algumas de suas muitas funções.
- A vitamina D desempenha um importante papel no bom funcionamento da tireóide e na secreção de insulina pelo pâncreas.
- Por conta do auxílio no controle da insulina, alguns estudos sugerem que a deficiência dessa vitamina poderia causar diabetes.
- A vitamina atua no sistema imunológico e ajuda na proteção do organismo. Acredita-se ainda que ela seja responsável por controlar cerca de 10% das funções das células.
- O nutriente colabora no desempenho de músculos, nervos, coagulação do sangue, crescimento celular e utilização de energia.
- Novos estudos apontam que a vitamina também é importante no combate ao estresse, na síntese da melanina e na diferenciação das células da pele e sangue.
- Pesquisas indicam a eficácia da vitamina em tratamentos de esclerose múltipla. Segundo indica o estudo, quanto mais baixo for o nível de vitamina D, mais virulenta será essa doença.
- A exposição ao sol não é a única fonte desta vitamina. Ela também pode ser encontrada em alimentos como leite, iogurte, ovos, manteiga, peixes e fígado de boi. No entanto, acredita-se que a síntese da vitamina pela exposição ao sol seja muito maior que aquela relacionada à ingestão alimentar.
- Um estudo mostrou que cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo apresentam níveis baixos de vitamina D1. Em nosso país, 99,3% da população ingerem a vitamina em níveis abaixo dos recomendados.
- Nem sempre se consegue níveis suficientes de vitamina D através da exposição aos raios solares. Às vezes, é necessário que a substância seja administrada de outras formas.
- Alguns dos sintomas da falta dessa vitamina são fraqueza muscular e riscos de infecção. Em idosos, a falta de vitamina D pode contribuir para ossos quebradiços.
- A quem tem deficiência desta vitamina, é possível conseguir a quantidade ideal de vitamina D por meio de suplementos receitados por um médico.
Para contar com os benefícios da vitamina D, procure expor-se ao sol por cerca de 15 a 20 minutos por dia. Mas, sempre com cautela: evite tomar sol das 10:00 às 16:00 e use sempre o filtro solar.
Fonte: Dicas de Mulher
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.