quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Médicos fazem "Blitz da Obesidade" no Parque da Cidade

 

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Obesidade (11 de outubro), a Corpometria – Centro de Medicina Avançada e Avaliação Corporal – vai realizar a “Blitz da Obesidade” no Parque da Cidade. O objetivo da ação é orientar a população quanto aos hábitos alimentares e estilo de vida, bem como conscientizar quanto aos riscos desta doença, considerada uma pandemia e um dos principais problemas da saúde pública do mundo. O evento vai acontecer no dia 4 de outubro, das 8h às 10h, em frente à Administração do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek.

Durante a ação, endocrinologistas, médico do esporte e nutrólogo vão tirar dúvidas da população. Os participantes poderão realizar exame de IMC (Índice de Massa Corpórea), medir a pressão e fazer massagens gratuitamente. Às 8h30 haverá uma caminhada. Antes, um professor de educação física fará uma série de alongamento. Haverá também plataforma vibratória para a realização de atividades físicas e uma farta mesa de frutas e alimentos saudáveis. O evento contará com o apoio do Laboratório Sabin, da Clínica de Estética Kênia Saad, da empresa farmacêutica SEM e da Workout Suplementos e Nutrição Esportiva.

De acordo com o endocrinologista Flávio Cadegiani, da Corpometria, a obesidade é uma doença crônica, inflamatória e grave. “É a patologia que mais causa doenças no mundo. A obesidade está associada a vários problemas cardiovasculares ou outras condições crônicas como a asma, aumento na pressão arterial e o diabetes”, explica. Segundo ele, a “Blitz da Obesidade” visa estimular a população a adotar hábitos alimentares mais saudáveis e a esclarecer sobre os tratamentos da doença.

A má alimentação e o sedentarismo estão entre os fatores que mais colaboram para o ganho de peso, no entanto, o uso de alguns medicamentos, mudanças de hábitos, estresse e fatores genéticos também contribuem para o sobrepeso. “Muitas vezes a pessoa faz dieta e não tem resultado. Neste caso, é preciso investigar o metabolismo e a saúde dela, observar os antecedentes familiares e, quando necessário, receitar medicamentos”, afirma o especialista.

O Brasil é o quinto país com o maior número de obesos. Segundo o Ministério da Saúde, 17,5% da população adulta brasileira é considerada obesa, pois possui Índice de Massa Corpórea (IMC) superior a 30. No Distrito Federal, o índice é de 15%. O estudo foi realizado por meio de parceria entre o Ministério da Saúde e o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde, da Universidade de São Paulo (USP).

Serviço

Blitz da Obesidade

Dia: 4 de outubro de 2014, das 8h às 10h

Local: Em frente à Administração do Parque da Cidade

Aberto para a População em geral

Como e porquê: endocrinologista, médico do esporte, nutrólogo e professor de educação física visam orientar os participantes a adotarem hábitos alimentares e estilo de vida mais saudáveis, além de conscientizá-los quanto os riscos da obesidade.

Snap 2014-10-01 at 05.50.45

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.