|
Muita gente pensaria em carne, peixe, ovos, e queijos como as principais fontes de proteínas, embora alguns com uma extrita dieta vegetariana, relacionaria muitas diferentes fontes, como castanhas, ervilhas e feijões.
Ovos são usualmente considerados como um alimento de alto teor protéico, embora contenha sómente 12 % de proteina. Voce poderia sugerir alguma razão porque este valor é aparentemente tão baixo ? Pense na composição física do interior do ovo, comparado com os alimentos de alto teor protéico relacionados na tabela..
Embora as informações nos pacotes de alimentos relacione as proteinas como se fossem simples substâncias, existem dezenas de milhares de diferentes tipos de proteinas nos organismos vivos. A vida é baseada em proteinas, e a palavra “proteina” é derivada de uma palavra grega que significa, “ conservando o primeiro lugar” . As proteinas formam uma parte integral dos componentes de todas as células vivas, e uma típica célula no corpo humano contém 18% de proteina, embora alguns tipos de células, tais como as células musculares, contenham muito mais. De fato, a maioria dos alimentos, que nós chamamos carne, é na verdade músculo. Algumas proteinas tem um enorme papel estrutural no corpo, formando tendões e cabelos, outras são produzidas no interior e então liberadas das células, ( secretadas ) e funcionam como enzimas e hormônios. As proteínas que nós comemos são digeridas por enzimas, que são por si só, proteinas. Alguns tipos de proteinas formam parte do sistema imunológico, que nos protege contra infecções, enquanto outras desempenham um papel vital na coagulação do sangue. Entretanto, todas elas tem a mesma estrutura fundamental. Elas são feitas de pequenas moléculas chamadas aminoácidos. Grande moléculas compostas de pequenas subunidades são chamadas polímeros, e as subunidades, neste caso, os aminoácidos, são os monômeros.. Então, preteinas poliméricas são fabricadas de aminoácidos monômeros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.