17/03/201407h57
WASHINGTON, 17 Mar (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, em um telefonema no domingo, que os EUA rejeitam o resultado do referendo na região ucraniana na Crimeia e alertou que o governo norte-americano está pronto para impor sanções a Moscou devido à crise.
"Ele (Obama) enfatizou que as ações russas violaram a soberania e integridade territorial da Ucrânia e que, em coordenação com nossos parceiros europeus, nós estamos preparados para impor custos adicionais à Rússia por essas ações", disse a Casa Branca em comunicado.
Obama disse a Putin que a crise ainda PODE ser resolvida diplomaticamente, mas afirmou que os militares russos precisam primeiro parar as "incursões" na Ucrânia, acrescentou a Casa Branca.
Uma apuração completa preliminar dos votos mostrou que 96,77 por cento dos eleitores na região ucraniana da Crimeia votaram a favor da adesão à Rússia, disse nesta segunda-feira o presidente da comissão do governo regional responsável por supervisionar o referendo.
(Reportagem de Roberta Rampton)
(Minha opinião: Esta crise e todas as demais DEVEM ser resolvidas diplomáticamente. Diplomacia, com todo o empenho e boa-vontade, é um instrumento que pode evitar muita dor, sofrimento, destruição, gastos, e atrasos nas soluções dos problemas globais)
Qualquer palavra ou frase mal-empregada nas conversações entre líderes, pode gerar tensões perigosas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.