domingo, 27 de setembro de 2015

Efeitos da Coca-Cola no seu corpo

 

 

Segundo uma pesquisa em artigos científicos e algum saber próprio, o farmacêutico Wade Meredith, escreve sobre os efeitos da ingestão da Coca-Cola no organismo. A Coca-Cola é sem dúvida das bebidas mais consumidas em todo o mundo, com uma média de 1,6 mil milhões de garrafas todos os dias. 

O que aconteceu ao organismo quando se bebe Coca Cola

A questão dos açúcares e da obesidade causada pela ingestão de refrigerantes já é conhecida pelo público geral. Adicionalmente, as ações abrasivas da Coca-Cola também já são conhecidas, uma vez que é mesmo usada para desentupir canalização. No entanto, o artigo publicado visa os efeitos sistémicos e locais da Coca-Cola, passo-a-passo, após a ingestão da bebida.

Os dados abaixo referem-se à ingestão de uma porção de 330 mL da bebida.

 

Primeiros 10 minutos

Equivale a ter ingerido 10 colheres de chá de açúcar, correspondendo a 100% da dose diária recomendada pelos nutricionistas para a ingestão de açúcar. Na verdade só não vomita, devido ao enjoo que causaria, porque o ácido fosfórico camufla esse sabor.

 

Aos 20 minutos

Dispara a concentração de glucose no sangue e há um pico de insulina. Isto leva a uma ativação dos hepatócitos (células do fígado) no sentido de produzir e armazenar gordura a partir do excesso de glucose. Vários estudos em ratazana e rato mostram que isto pode estar relacionado com fenómenos de diabetes tipo 2 e obesidade. Saber mais aqui.

 

Aos 40 minutos

Concluída a absorção da cafeína que provoca dilatação das pupilas e aumento da pressão sanguínea. Adicionalmente, no cérebro os receptores da adenosina são bloqueados mantendo o estado de alerta e impedindo-o de adormecer.

 

Aos 45 minutos

Libertação de dopamina pelos neurónios dos centros de prazer, com efeitos análogos, embora menos severos, às drogas como a heróina. Saber mais aqui eaqui.

 

Mais de 60 minutos

O ácido fosfórico liga iões Magnésio, Zinco e Cálcio no intestino delgado levando a um aumento da taxa metabólica e da excreção de Cálcio pela urina. Saber mais aqui e aqui.

A cafeína também tem efeito diurético que leva à excreção de todos estes electrólitos, diminuindo as suas concentrações no organismo para valores que podem ser críticos. Evidência publicada aqui.

Alguns fenómenos de irritabilidade devidos à diminuição do pico de glucose no sangue.

A Coca-Cola não é só uma bebida extremamente açucarada como também possuí vários electrólitos refinados e cafeína. Em conjugação, estudos tem mostrado os seus efeitos sobre a incidência da obesidade, diabetes tipo 2 e problemas cardiovasculares.

Fonte: The Renegade Pharmacist

http://www.fciencias.com/2015/08/03/efeitos-da-coca-cola-no-seu-corpo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.