terça-feira, 28 de abril de 2015

Cidades alemãs têm grau excessivo de poluição

 

 José Eduardo Mendonça - 28/04/2015 às 16:51

industry-611668_640

Um relatório do Ministério do Ambiente alemão revela que a cidade mais poluída do país é Stuttgart. As estatísticas foram publicadas em resposta a um pedido feito pelo Partido Verde.

O governo estabelece limites legais para fatores diferentes que contribuem com a poluição, como a quantidade de matéria fina particulada (PM2.5), dióxido de nitrogênio e dióxido de enxofre no ar. Mas os números mostram que os limites são excedidos em toda a nação.

“Isto é assustador”, disse hoje Bärbel Höm, do partido. “O problema ambiental e de saúde é devastador em algumas áreas”, acrescentou seu colega Peter Mailwald. A maior parte da concentração de partículas finas no ar é causada pelo trânsito, principalmente de veículos a diesel. Não surpreende a posição ocupada por Stuttgart, onde se verificam os maiores congestionamentos. Estas partículas, como se sabe, aumentam o risco de câncer no pulmão. De acordo com a Agência Ambiental Europeia, causam 430 mil mortes prematuras na União Europeia por ano.

O estudo também inclui dados sobre os níveis de dióxido de nitrogênio, prejudiciais para quem tem asma e que em altas concentrações podem elevar o risco de ataque cardíaco.

Há um dado positivo. Os níveis de dióxido de enxofre não excederam os níveis em qualquer cidade alemã. Ele é produzido pela queima de carvão e petróleo, e tem caído consistentemente nos últimos 20 anos.

A maioria das autoridades e dos institutos de pesquisa do país reconhece que a questão não será resolvida em futuro próximo. A União Europeia requer de seus membros que contenham suas emissões, mas medidas individuais são da responsabilidade de governos nacionais. A Alemanha poderá ser processada pelo Tribunal Europeu de Justiça, informa o Euractive.

Foto: Pixabay/Domínio Público

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.