sexta-feira, 6 de junho de 2014

O mau gerenciamento das grandes empresas e a inflação decorrente.

 

Acontece um “fenômeno” muito simples de entender quando a situação econômica de um país,  (e quero me referir ao meu país, Brasil, mas aplica-se também a outros países) começa a aumentar devido à famigerada inflação que quando descontrolada, irá gerar recessão, desemprego e mais inflação ainda.

Isso acontece porque isso é baseado em que nós todos somos diferentes em nossos raciocínios, modos de encarar um problema, e vários outros fatores, ou seja “cada cabeça,uma sentença”.

Mas esse “nós todos, acima” em questões econômicas em um país, está restrita aos grandes empresários, os fabricantes de produtos essenciais de grande ou pequeno porte, em suma, qualquer grande empresa. Os demais do “nós todos” são os consumidores, que nada tem a ver com o aumento da inflação de maneira direta, eles são os que sofrem com ela. E irá também  refletir nas grandes empresas, porém estas tem reservas para suportar por algum tempo um período recessivo. Quem sofre mesmo é o consumidor.

E por que isso acontece? Supondo-se que um fornecedor ou fornecedores de matéria-prima para uma grande empresa tenha um gerenciamento falho ou confuso e até mesmo incompetente, seguramente irá repassar um preço maior da matéria-prima às indústrias que fazem parte de sua rede. E as grandes empresas, que via de regra também contam com administradores com algum tipo de problema de gerenciamento, imediatamente, sem pensar em alguma solução, irão repassar o aumento da matéria-prima no produto final.

E pensar que a solução, tanto para os fornecedores de matéria-prima quanto para os fabricantes é básicamente simples para manter os preços sem gerar inflação.

Muita coisa pode ser alterada numa grande empresa num momento de crise econômica visando manter os preços controlados, e isso irá beneficiar A TODOS.

Exemplos : gerenciamento da energia consumida em iluminação e força motriz, cortes de gastos supérfluos, (e tem muitos), uso de veículos simples para o transporte pessoal da diretoria, redução nos salários da “alta cúpula” da empresa. Ninguém pensa nisso nessa hora, sem raciocinar que com tudo voltando ao normal, os salários também voltarão, os “carrões voltarão”. Dá para elaborar uma lista extensa do que pode ser “economizada” nas grandes empresas.

E quanto ao governo? O governo federal também com todos os seus departamentos, e os governos estaduais e municipais funciona exatamente como uma grande empresa no que se refere ao corte de gastos supérfluos e tudo o mais.

Resumindo, inflação só existe quando não há um bom gerenciamento do governo e das empresas.

 

JSMelo

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.