segunda-feira, 12 de maio de 2014

No Brasil, 40% dos usuários se conectam por meio da Internet móvel

 

O uso da Internet mobile está crescendo amplamente na América Latina.

A adoção de smartphones está aumentando na América Latina e, consequentemente, o uso da Internet móvel.

De acordo com um estudo desenvolvido pela ETC,  o acesso à Internet a partir de dispositivos móveis se tornou algo comum entre os usuários da AL. No Brasil, por exemplo, o número de usuários móveis que acessam a rede por meio de seus smartphones chegou a 40,8%.

Ainda de acordo com a pesquisa, a previsão é de que os smartphones nos países da América Latina representarão uma parcela de 50% do total em 2016, com o Android na liderança. A cada dois dispositivos móveis vendidos na América Latina, um será um smartphone.

E, embora o número de sites visitados em dispositivos móveis pareça baixo, ele está aumentando. Páginas online acessadas por meio de smartphones cresceu 5,6% em março de 2013, comparado com o 1,7% do mesmo período no ano anterior. Para tablets, o número chegou a 2.2% também em março de 2013, em comparação com os 0.8% do mesmo período no ano anterior.

Hábitos de acesso móvel

O mercado de navegadores móveis está amadurecendo na América Latina, e a experiência de navegação de alta qualidade via dispositivo móvel é cada vez mais desejada pelos usuários. Ao mesmo tempo, a transição de telefones básicos para smartphones está crescendo, como mostra os dados recolhidos pelo estudo State Of The Mobile Web, feito pela Opera Software, sobre as tendências de Internet móvel da América Latina.

Um fato observado é que visitar sites locais não é tão popular na AL como em outras regiões. Países latino-americanos têm mais sites internacionais na sua lista dos dez mais acessados do que, por exemplo, os países africanos analisados ​​em edições anteriores do relatório.

Sites como Facebook e Google figuram com destaque no topo do ranking de sites acessados na América Latina para cada país. Em todos os locais analisados, ambos estavam no primeiro e segundo lugares, alternando entre si. Outros sites internacionais, como o Yahoo!, Wikipedia, Blogger e YouTube compõem grande parte do restante das listas para a maioria dos países latino-americanos.

Apenas três em cada dez sites locais estão no top 10 dos mais acessados em Porto Rico e Brasil, sendo representados por sites de notícias ou publicações como Globo, UOL e Abril.

Redes sociais nas línguas locais são relevantes para os usuários. A rede social argentina Taringa, disponível em espanhol e inglês, é encontrada nas listas de top 10 para seis dos 26 países latino-americanos. Criada e financiada por argentinos, a rede social está na web há pouco mais tempo que o Facebook.

Sites de Classificados, como o Mercado Livre e OLX, também são populares entre os usuários da América Latina. Com a presença destes sites em várias listas dos top 10 sites mais acessados, compra e venda via classificados são mais populares do que sites comerciais.

Plataformas de acesso

Atualmente, o Android já é a plataforma mais utilizada na América Latina. A Argentina lidera a região para a penetração do Android (30%), superando tanto o Brasil (27%), quanto o México (24%), de acordo com uma pesquisa realizada pela Econsultancy. O Blackberry é a segunda plataforma mais popular entre os argentinos, seguido pelo Symbian.

Em contraste com outros países no mundo, o iOS da Apple não parece ser tão popular. O sistema representa apenas 10% do mercado argentino. No Brasil o cenário não é muito diferente entre os usuários móveis - o Android é líder isolado, seguido pelo Symbian em um segundo lugar bem distante e pela plataforma Windows Mobile, da Microsoft. No México, o Blackberry (25%) está entre as primeiras opções escolhidas pelos usuários, seguido pelo Android (24%) e pelo iOS (15%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.