quinta-feira, 10 de abril de 2014

Windows XP ainda está rodando milhares de sites no mundo

 

Segundo pesquisa, sistema que foi descontinuado nesta semana ainda é usado para rodar os servidores de cerca de 6 mil sites no mundo.

Não são apenas os usuários de desktop que se recusam a largar o Windows XP. Milhares de sites ainda estão “apaixonados” pelo sistema sem suporte da Microsoft.

A empresa de pesquisas Netcraft liberou recentemente seu mensal sobre abril. Com o XP perto do fim do seu ciclo, a companhia prestou atenção especial aos sites que ainda usavam o XP para rodar seus servidores.

De acordo com as descobertas da Netcraft, a China pode dominar o uso global do Windows XP em PCs, mas quando o assunto é rodar site com o agora “morto” sistema, ninguém derrota os Estados Unidos.

No geral, mais de 6 mil sites ainda estavam usando o XP para rodar seus servidores. Desse número, quase um terço (1.869) estavam nos EUA, com o Canadá e a Itália aparecendo em distantes segundo e terceiro lugares, com 261 e 226 sites, respectivamente.

Dos sites americanos ainda usando o XP, 14% eram do governo, incluindo um sistema de webmail do estado de Utah. Do governo ou não, os sites ainda rodando o XP estão correndo grandes riscos, considerando que o XP já está sob forte ataque de cibercriminosos.

E a situação fica pior: quase meio milhão de sites no mundo ainda estão dependendo do Windows 2000 para rodar seus servidores, segundo a Netcraft.  O suporte ao Windows 2000 terminou há mais de três anos, em julho de 2010.

O XP e o Windows 2000 não são os únicos sistemas antigos que continuam sendo usados. A Netcraft afirma que outros 50 mil páginas no mundo usam o Windows NT 4.0 para rodar seus servidores – o suporte para o NT 4.0 acabou em 2004.

No caso do XP, alguns dos sites – caso sejam grandes empresas ou sites do governo – podem ter contratos customizados com a Microsoft para continuar recebendo patches de segurança por pelo menos mais um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.