domingo, 20 de abril de 2014

Nike pode abandonar fabricação das pulseiras FuelBand e focar em apps

 

A empresa confirma ter demitido funcionários da divisão que produz o dispositivo, mas nega que isso represente o fim do dispositivo digital

Enquanto um grande número de empresas corre para ocupar um lugar no mercado de computação vestível, um dos grandes players do mercado esportivo parece ter pulado fora da corrida.

Nesta sexta-feira, 18/04, o site Cnet divulgou que a Nike, fabricante da pulseira Nike+ FuelBand SE, estaria desistindo de fabricar o dispostivo e concentrando seus esforços na área de Digital Sports apenas em software.  Segundo o artigo, a Nike demitiu 55 dos 70 funcionários da divisão responsável pela pulseira de rastreamento de atividades físicas.

A empresa, no entanto, disse ao site TNW, por email, que a “Nike+ FuelBand SE continua sendo uma parte importante dos negócios".  O texto do email enfatiza a parceria com a Apple existente desde 2006, destaca o lançamento recente do Nike+ Fuel Lab e reafirma o compromisso da companhia com a continuidade da estratégia Nike+ e NikeFuel (a métrica de performance dos usuários) o site, e as apps de acompanhamento de atividade física, o que absolutamente não quer dizer hardware próprio.

A FuelBand é uma pulseira de borracha que rastreia os movimentos do seu usuário por meio de um acelerômetro embutido. O dispositivo wireless envia os dados para um app de iPhone ou iPod que converte as informações em pontos NikeFuel analisando a performance física do usuário e ajudando-o a definir metas diárias de exercício. Os dados também podem ser compartilhados online e comparados com outros usuários.

Vendida ao preço de US$ 149, a FuelBand ganhou uma nova versão em outubro de 2013 e teria uma versão mais fina programada para ser lançada este ano. A pulseira continua a ser vendida na loja online da Nike.

Uma das especulações levantadas pela Cnet é a de que a Nike está deixando o terreno livre para o dispositivo de computação vestível que a Apple se prepara para lançar. O movimento de se concentrar no software levaria a Nike a fazer par com a Apple nesse terreno - especialmente se levarmos em conta que o CEO da Apple, Tim Cook, tem um assento no conselho de diretores da Nike.

O email da Nike não ajuda muito a esclarecer a questão, uma vez que não nega a descontinuidade do dispositivo mas apenas diz que a Nike "continuará a aperfeiçoar a Nike+ FuelBand App, lançará novas cores METALUXE e vai vender e dar suporte à Nike+ FuelBand SE no futuro visível.”

A Cnet cita uma pessoa "próxima do assunto", como a fonte para a reportagem.

*Com reportagem de Philip Michaels - da TechHive

 

Crônica de morte anunciada- Hoje é o último dia do Windows XP - IDG Now! 2014-04-08 09-42-50

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.