quarta-feira, 9 de abril de 2014

10 dicas importantes para um e-commerce

 

Por Marlon Pitoli

O comércio eletrônico é uma vantagem para o lojista que pretende expandir o seu negócio. Mas o que é preciso para uma loja virtual ter sucesso? Um bom planejamento e decisões  tomadas corretamente são fundamentais. Além disso separei algumas dicas importantes para quem pretende implantar a sua loja virtual.

Planejar: tenha um plano de negócio! Vendas não ocorrem sozinhas! Expor o seu produto e esperar não é a melhor opção. A criação de uma loja virtual pode se tornar tão complexa quanto a criação de uma loja física, independente de qual seja o seu ramo de atividade é preciso ter um bom planejamento.

É preciso definir qual é o público, onde está, o que consome, como se comporta e qual diferencial sua loja irá oferecer. Além disso, tempo e valor de investimento são fundamentais. Não podemos esquecer das metas, que precisam ser realistas.

Plataforma: a plataforma é indispensável! Atualmente diversas empresas oferecem esse serviço então, pesquisar e avaliar é fundamental para saber qual a que melhor se adequa ao seu negócio.

Para loja virtuais com custos baixos e que não requer nenhum tipo de customização soluções no modelo SaaS (Software as a Service) são mais recomendadas. Já para e-commerce com alta necessidade de integração e customização soluções open source podem ser a melhor opção.

Atualmente as melhores plataformas open source no mercado são: Magento, PrestaShop, OsCommerce, VirtueMart, SpreeMart, ZenCat e Tomato Cart.

Design: capriche no layout! A elaboração de um design bem elaborado pode conquistar o cliente de cara! É essencial apresentar a disponibilidade dos produtos e imagens de qualidade, descrição do produto, material utilizado, medidas, peso e embalagens.

Meios de pagamento: quanto mais formas de pagamentos disponíveis no site, mais serão as chances na conversão de venda! Mas é necessário avaliar se a estrutura oferecida suporta administrar tantas formas de pagamento, principalmente para vendas por meios do cartão de crédito. É de extrema importância a contratação de serviços especializados contra fraude (Ex: F Control e Clear Sale).

Logística: separar o produto para envio, qualidade da embalagem e realizar a entrega dentro do prazo mais curto possível, sem sombra de dúvida, define a qualidade do serviço prestado e gera extrema satisfação ao cliente. Saiba escolher qual será o seu melhor parceiro, ou seja, a empresa que prestará esse serviço. Atualmente os Correios é o maior fornecedor logístico e atende tanto pequenas e grandes empresas.

Política de privacidade, troca e devolução de produtos: é importante comunicar o seu cliente que não irá vender ou fornecer qualquer tipo de dado cadastrado no site. Troca e devoluções são políticas obrigatórias, para que não haja desentendimento com o cliente e nem com a lei. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor o cliente tem o prazo de até sete dias corridos para se arrepender da compra. Já o prazo de troca pode ser estipulado pelo lojista que normalmente varia de até 30 dias.

Marketing: desenvolver um planejamento de marketing é necessário para que a loja online ganhe espaço e suas vendas sejam bem sucedidas.

Atualmente existem diversas ferramentas oferecidas para acompanhar e investir nas técnicas de SEO (Serch Enginee Optimization), essencial para que as pessoas possam localizar o seu e-commerce.

Outro caminho é o SMO (Social Media Optimization). Por meio das redes sociais é possível criar um vínculo, interagir e ficar mais próximo do seu cliente. Também é necessário ter cautela e respeitar as normas de uso de cada rede social.

Certificações de segurança:  dar a certeza de que o produto adquirido através do site chegará na residência é fator de retenção de novos consumidores. Então, possuir certificações e selos de segurança que demonstrem a garantia do site, tanto como links para redes sociais, fale-conosco e telefone de contato é obrigatório. Com isso, o novo consumidor pode ter certeza que entrará em contato para confirmar a compra ou existência da loja.

Outro ponto importante é encher o cliente de informações após a compra, caso o pedido tenha sido aprovado. Se já foi expedido ou encaminhado para expedição, confirmar o prazo de entrega, o código de rastreio e qualquer outra informação que você ache relevante.

Explore sua plataforma: tente explorar todas as ferramentas oferecidas pela plataforma adquirida. Uma das opções é disponibilizar o campo para o cálculo do frete e o prazo para entrega. Procure também por ferramentas que sugira a compra de produtos parecidos com que ele já está comprando. Para o segmento de moda sugira um peça de roupa ou bolsa e ofereça frete grátis ou pontos de fidelidade.

Promoções: o planejamento de promoções é essencial! Portanto, estude, faça um levantamento dos produtos disponíveis em seu estoque e a melhor época para realizar uma promoção. Caso seja inviável, ofereça o frete grátis para todos o Brasil, estipule um valor para esse frete ou apenas para uma localidade. Mas nunca se esqueça de oferecer vantagens ao seu cliente, isso converte vendas e fideliza.

Marlon Pitoli Sócio e diretor executivo da Pitoli ADM

Publicada em 09/04/2014 8:51

 

Google quer que o Glass seja uma ferramenta de trabalho moderna - IDG Now! 2014-04-08 17-38-25

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.