terça-feira, 25 de março de 2014

Ortopedista indica nutrição para o controle de doenças articulares

 

Jairo Chagas

O ortopedista José Fábio Lana destaca a ação do ômega 3 em benefício da saúde das articulações

Recentes pesquisas têm demonstrado que o controle alimentar adequado pode contribuir para a saúde das articulações. Entre as substâncias mais conhecidas com essa função está o ômega 3. Ingerido por meio do consumo de peixes e outros complementos nutricionais, o ácido graxo é um grande aliado nessa tarefa de proteção das articulações.

De acordo com o ortopedista José Fábio Lana, a ação do ômega em benefício da saúde das articulações ocorre devido à função anti-inflamatória dos ácidos graxos essenciais poli-insaturados. “Alguns ácidos graxos ‘ruins’, ou ômega 6, iniciam o processo inflamatório. O ômega 3 possui ácidos graxos essenciais poli-insaturados considerados ‘bons’, que entram no lugar do ácido graxo ruim, evitando a inflamação. O ‘bom’ ômega 3 provém de peixes de águas profundas, como salmão, atum, bacalhau, albacora e cação. O ômega 3 também está presente em castanhas, amêndoas e nozes ou em alguns óleos, como o de linhaça, e em menor quantidade, em alguns vegetais verdes, como brócolis, rúcula, couve e espinafre”, esclarece.

O especialista destaca que frutas e legumes são essenciais para a dieta saudável​, especialmente para aqueles que sofrem de osteoartrite. “Incorporar frutas que contenham vitamina C, como laranja e morango, ajuda a combater a inflamação. Frutas e vegetais folhosos são ricos em vitaminas C e E, poderosos antioxidantes que retiram os radicais livres do organismo, fornecem fibras que aliviam a dor nas articulações, promovem a digestão e, ainda, evitam a prisão de ventre e o uso de medicamentos para dor. Manter os níveis adequados de vitamina C também ajuda o corpo a produzir colágeno, substância que favorece a formação de tecidos”, frisa.

José Fábio Lana afirma que o consumo de água e leite é vital para o tratamento da artrose, em razão do cálcio e da vitamina D, responsáveis pela saúde óssea. “Beber água é útil para a boa digestão e a prevenção da constipação intestinal, efeitos colaterais dos medicamentos utilizados para a artrose. Alguns alimentos também podem agravar os sintomas da artrose. Há substâncias nocivas – abundantes em dietas ocidentais – que proliferam quando os alimentos são aquecidos, pasteurizados, desidratados, defumados, fritos ou grelhados. Absorvidas pelo corpo, as toxinas aderem aos tecidos e provomem oxidação que pode conduzir à artrose”, alerta.

Por isso, a recomendação do ortopedista aos portadores de artrose é eliminar ou evitar produtos refinados na dieta. “Alimentos refinados foram despojados do farelo e de fibra, como pão branco, biscoitos, bolos e açúcar. A ausência de fibras – elementos que ajudam a promover a saciedade – pode levar uma pessoa a comer demais. Opções alternativas incluem grãos integrais, como pão de trigo, aveia, cevada e arroz”, completa Lana.

 

Ortopedista indica nutrição para o controle de doenças articulares - Jornal da Manhã - Mozilla Firefox 2014-03-25 12.28.13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.