sábado, 8 de março de 2014

Finalmente, um post de minha autoria. II

 

WORD 2003 TO SNAP 5 (24)

Continuando com minhas postagens pessoais, ou seja, aquelas que não são copiadas de sites, embora isso não seja tão simples assim, o copiar e colar. Primeiro eu tenho que escolher artigos informativos, úteis, atuais.   A seguir, tenho que formatar no editor, alterando o tamanho, o tipo de fonte, e escolhendo cores que realcem todo o texto. Em alguns tenho que inserir uma ou mais imagens, colocar uma tag, e publicar. A internet é um lugar para se difundir informações, nesse caso, a cópia onde não haja restrições no que se refere à copyrights, (até agora ninguém reclamou) é uma maneira de passar adiante informações que talvez um internauta não tivesse conhecimento por um ou outro motivo.

Hoje quero comentar sobre alimentos crus. Se forem orgânicos melhor ainda.  Eu costumo misturar legumes e futas, e separadamente bater no liquidificador, verduras como brócolis, chicórea, repolho, couve.

Para que esses sucos fiquem consistentes, é simples. Cozinha-se uma dúzia de bananas VERDES, mas aquelas que estão ainda duras, elas contém amido que ainda não se transformou em frutose.  Coloca-se dois litros de água em uma panela grande, espera-se ferver, e coloca-se as bananas para cozinhar durante 10 minutos..

Em seguida, espera-se esfriar, retiram-se as cascas, pica-se as bananas em rodelas de mais ou menos 1 cm, coloca-se em um liquidificador com um copo de 150 ml de água. ( terá que ser um que tenha trava para o copo), porque vai ser necessário levantar o aparelho durante a liquefação, movimentando-se todo o conjunto, base e copo para os lados, caso contrário, as lâminas de corte irão girar no vazio.
Isso chama-se biomassa. Se estiver muito consistente, coloca-se mais um pouco de água, mas não se deve deixar nem próximo de um estado fluido.  Pode ser adicionado em receitas diversas, desde que não sejam cozidas ou assadas, O que se pretende é um alimento cru, o mais natural possível e que conserve todos os seus nutrientes.

A biomassa servirá para ser adicionada ao suco de brócolis, ou outras verduras, ou um conjunto delas, para que o suco fique consistente para ser adicionado ao prato de comida. Aí teremos então um preparado super nutritivo, que não foi cozido para que seus nutrientes não se degradem com o calor da cocção.

Quanto ao suco de legumes e frutas, pode-se combinar uma maçã, uma cenoura, uma beterraba, uma mandioquinha salsa, um pepino, (bananas, NÃO), tomate, e outros legumes que gostar. As frutas e os legumes que puderem  ser adicionados devem ser picados e depois  muito bem lavados. Coloca-se um copo de 200 ml de água filtrada, bate-se bem no liquidificador, e coa-se com um coador de malha fina. O suco obtido será conservado no refrigerador, e é conveniente e saudável ingeri-lo de manhã, (um copo) junto com os cerais matinais.  Vai sobrar a polpa das frutas e legumes, que poderá ser juntada à refeição, uma vez que representam fibras ou celulose que são ótimas para o bom funcionamento do intestino. 

Sidenei Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.