Loja “O Boticário” recentemente estabelecida em minha cidade natal, Paranapanema.
Presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário dá 10 dicas de empreendedorismo.
Quando o formato de franquias ainda não existia no Brasil, o empresário e farmacêutico Miguel Krigsner, fundador de O Boticário, investiu neste modelo de negócio para levar a marca por todo o país. A aposta deu mais do que certo: O Boticário é a maior rede de franquias do Brasil e a maior do mundo no segmento de beleza.
A empresa, que surgiu em 1977 como uma farmácia de manipulação em Curitiba, anos depois deu origem ao Grupo Boticário, composto por quatro unidades de negócio – O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box.Conheça mais sobre a trajetória da empresa aqui.
O perfil visionário e empreendedor de Krigsner foi crucial para a companhia conquistar a posição de destaque que ocupa no mercado de beleza. Para ajudar empreendedores a colocarem seu negócio em prática, Krigsner listou dez dicas, baseadas em sua experiência. Confira:
1) Paixão. É preciso ser feliz no dia a dia. Acordar com vontade de trabalhar e gostar muito do que faz. Eu gosto muito de empreender e do segmento em que atuo.
2) Quando eu comecei a fazer os primeiros produtos cosméticos, ainda na farmácia de manipulação que abri em 1977, sabia que o diferencial a favor do meu negócio frente aos gigantes concorrentes da época seria a qualidade. Priorizamos a qualidade dos nossos produtos, das nossas relações e dos nossos serviços até hoje e faremos sempre assim. Não teria dado certo sem isso.
3) Quando empreendemos, precisamos de coragem para assumir riscos e enfrentar as dificuldades, principalmente no início.
4) Toda empresa tem o objetivo de gerar riqueza. Mas, sozinho, este é o objetivo mais pobre que pode existir dentro de uma organização. Para obter sucesso é preciso valorizar cada conquista e reconhecer todos os envolvidos.
5) Uma empresa é o reflexo das suas relações. Com os fornecedores, com a sociedade, colaboradores e, principalmente, com os consumidores. É preciso ser honesto nestas relações. Passar e sentir confiança de todos os envolvidos com o negócio.
6) Visão. É preciso ter clareza de onde se quer chegar. O empreendedor que deseja crescer não pode ter seu negócio apenas como um ganha-pão. Nunca me passou pela cabeça que O Boticário chegaria aonde chegou. Mas sempre me passou pela cabeça o sonho de fazer algo muito diferente.
7) Responsabilidade Social. Nunca devemos pensar somente nos resultados financeiros. Temos que considerar o impacto que causamos na comunidade e somos responsáveis por pensar neles também. As empresas devem ter missões que transcendem o propósito financeiro.
8) Embora dicas possam ajudar, não existe fórmula pronta. É preciso ser melhor sempre e investir tempo e recursos em aperfeiçoamento constante.
9) Resiliência. Eu aprendi muito isso com meu pai. Ele escapou de uma guerra e teve que recomeçar a vida mais de uma vez em lugares diferentes. Ter sempre força para se levantar e recomeçar é fundamental.
10) Não se deve nunca pensar em encurtar o caminho. Experiência, prosperidade e maturidade vêm como o tempo. Não são construídos de uma hora para outra. É preciso ter paciência para entender e aceitar isso como um processo natural.
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